Programas – PG

A equipe da TV Maxambomba produziu diversos programas sobre e com moradores da Baixada Fluminense. As pautas saíam das experiências da equipe e das demandas dos bairros onde a TVM atuava. Os vídeos tinham o objetivo de debater temas de interesse geral e também mostrar a realidade local, sua cultura, os artistas, comportamentos, reivindicação e denúncias.

As primeiras exibições foram realizadas com um monitor e um vídeo cassete, nas sedes das Associações de Moradores. Em 1989, as apresentações ganharam as ruas e praças da Baixada, com um telão montado sobre uma Kombi.

Antes das exibições, a Kombi passava nas ruas do bairro anunciando a programação da noite, chamando o público para o evento – este era o Arauto. A equipe, então, gravava imagens dos moradores, que eram apresentadas, sem edição, no início da exibição.

Os programas produzidos pela TVM foram exibidos em cerca de 60 bairros da Baixada. A apresentação dos vídeos era seguida de um debate sobre os temas abordados. Neste momento, os moradores podiam dar sua opinião sobre o que assistiram e trazer sua contribuição – era a Câmera Aberta para a participação popular, a troca, a construção coletiva, fortalecendo o processo de democratização da comunicação.

[wpb_childpages]