21766850_269677110206447_7966580671343149241_n.png

CECIP participa do Fórum Social Mundial (FSM)

15 de março de 2018

Mais uma vez o CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular – participa do Fórum Social Mundial (FSM), cujos encontros vêm sendo organizados anualmente, desde 2001, por movimentos sociais de muitos continentes, que mostram alternativas viáveis ao neoliberalismo, ao patriarcalismo, à violência e à insustentabilidade. Estávamos em Porto Alegre em 2003, quando o primeiro operário eleito Presidente da República falou a uma multidão extasiada, sobre o futuro de nosso país.

A prova é que, depois disso, o Brasil mudou: saiu do Mapa da Fome, incluiu milhões – e o CECIP participou, com seus projetos em educação e comunicação, desse caminho transformador. Um caminho que foi interrompido em 2016 pelo golpe civil, mas que, em algum momento, será retomado, pois a resistência às injustiças está em toda parte. Entre 13 e 17 de março de 2018, o FSM receberá, dentre seus milhares de participantes reunidos em Salvador, os ex-Presidente Lula e Dilma Rousseff.

Nesse evento, haverá um Seminário sobre a Campanha por um Currículo Global da Economia Social Solidária,  iniciada em 2016  por organizações da Rede de Educação para a Economia Solidária-REES , com base na Argentina, e  que já envolve 19 países. A campanha teve como uma de suas fontes de inspiração o Projeto Currículo Global para a Sustentabilidade, liderado no Brasil , entre 2010 e 2012, pelo CECIP.  

O Projeto Criança Pequena em Foco, também realizado pelo CECIP com o apoio pela Fundação Bernard van Leer, vai participar, oferecendo Oficinas lúdicas de participação infantil.

Voltada para crianças com idades entre 6 e 11 anos, os encontros vão abordar a questão da mobilidade urbana, pensando com as crianças os caminhos que fazem de casa para escola e o direito à cidade. Os participantes também vão trazer sua fala de como gostariam que fosse o Brasil.

Quais as atividades?

– Brincadeira de apresentação

– Roda de desenhos sobre nossos caminhos de casa para escola

– Do que mais gostamos nos nossos caminhos

– Maquete: o Brasil que queremos!

– Brincadeira de encerramento

Participação infantil porque as crianças também são cidadãs!

×

Comments are closed.