Notícias

Cecip participa do Seminário pensar e planejar o local: outras perspectivas, outro desenvolvimento: A perspectiva da infância

Amanhã acontece o Seminário pensar e planejar o local: outras perspectivas, outro desenvolvimento: A perspectiva da infância.
 
Convidadas:
. Tainá de Paula – Arquiteta e urbanista / Plataforma BRCidades
. Raquel RibeiroCECIP – Centro de Criação de Imagem Popular (Projeto Criança Pequena em Foco)
. Flora Moana Van de Beuque – Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – IFCS/UFRJ
 
Sobre o evento:
 
Como (re)pensar o desenvolvimento local a partir dos paradigmas da diversidade e da equidade? Que questões os grupos subordinados pela cultura hegemônica apresentam hoje para a construção de cidades, bairros e comunidades? Para além das cidades, que alternativas de organização socioespacial esses grupos vêm produzindo?
 
O Seminário Pensar e Planejar o Local pretende ser um espaço de escuta e diálogo, aberto à comunidade, que incorpore no debate do planejamento local a perspectiva de grupos que vem sendo preteridos nos projetos hegemônicos e cujas práticas/reflexões, que efetivamente produzem/possibilitam desenvolvimentos outros, são frequentemente visibilizadas ou menosprezadas. O evento será composto por cinco mesas de debate, ao longo do mês de junho, onde serão abordadas as seguintes perspectivas: das pessoas com deficiência, da infância, da juventude, de gênero e étnico-racial.
 
Organização: o seminário compõe as atividades da disciplina Planejamento e Desenvolvimento Local do curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da UFRJ, vinculado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR, que neste semestre está sendo ministrada pelas professoras colaboradoras Patricia Novaes e Mariana Albinati.
 
Confira a programação completa do Seminário: https://www.facebook.com/events/354778791906607/

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top