Notícias

CLAUDIUS PARTICIPA DE ENTREVISTA COM LEONARDO BOFF

O Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz (CEE-Fiocruz) inicia, dia 20 de junho, às 14h, a série de encontros Futuros do Brasil e da América Latina, com uma entrevista com o teólogo e escritor Leonardo Boff, coordenada e apresentada pelo ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, pesquisador do Centro. Boff falará sobre A ética do cuidado: atenção sustentável na saúde. 

A entrevista será transmitida em tempo real, on-line, pelo blog do CEE-Fiocruz e pela página do Centro no Facebook. Boff estará no centro do debate, interagindo com quatro entrevistadores: a juíza do Tribunal de Justiça do Rio Andrea Pachá, ex-conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável pela criação do Cadastro Nacional de Adoção, pela Comissão de Conciliação e Acesso à Justiça e pela implantação das Varas de Violência contra a Mulher em todo o país; por Liliane Penello, médica psiquiatra, pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz e coordenadora Técnica Nacional da Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis; por Marisa Schargel Maia, psicanalista, professora doutora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Perinatal e da Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde Materno Infantil, da Maternidade Escola da UFRJ, e organizadora do Livro Por Uma Ética do Cuidado; e por Claudius Ceccon, jornalista, desenhista, ilustrador, cartunista e diretor-executivo do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip).

Estará em pauta na entrevista a associação da dimensão do cuidado à sustentabilidade, visando a produção de saúde, sua promoção e prevenção, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estimulando a formulação de políticas públicas cuidadoras, embebidas pela noção de cuidado necessário como princípio e operador conceitual no terreno das práticas. Uma compreensão que aponta para o futuro sustentável da relação entre os seres e deles com o planeta, com o cosmos, apoiada nas decisões e fazeres do passado e do presente.

A ética do cuidado: atenção sustentável na saúde
Promoção do evento: CEE-Fiocruz
Data: 20 de junho de 2018
Horário: de 14h às 17h
Transmissão on-line, em tempo real, pelo perfil do Facebook do CEE-Friocruz (www.facebook.com/ceefiocruz/) e pelo blog (http://cee.fiocruz.br/).

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top