Notícias

Especialistas reúnem-se em Brasília para discutir integração entre Cultura e Educação Infantil

Nos dias 03 e 04 de setembro de 2015 o Museu da República, em Brasília (DF) recebeu o I Encontro Nacional Cultura e Primeira Infância, organizado pelo Grupo de Trabalho de Cultura da Rede Nacional pela Primeira Infância (RNPI), em parceria com os Ministérios da Cultura e da Educação. Durante o evento, os participantes redigiram um documento com intenções e propostas para a área da cultura na educação infantil, e o MinC formalizou a entrada na RNPI. (Clique aqui para conferir o álbum de fotos do Encontro).

Ao longo dos dois dias, representantes do poder público, da sociedade civil e pesquisadores de universidades organizaram-se para debater iniciativas pioneiras, nacionais e internacionais, que visam colaborar com a construção de políticas culturais para a primeira infância no Brasil.

O evento contou com abertura de Claudius Ceccon (Coordenador da secretaria executiva da RNPI), Clarice Cardell (coordenadora do GT Cultura da RNPI) e Juana Nunes Pereira (Ministério da Cultura), que reiterou o interesse do MinC em aproximar seus debates ao campo da Educação: “Cultura e Educação andam de mãos dadas, só com a integração dos dois campos poderemos garantir aos brasileiros o pleno exercício da condição humana”.

Ao longo do primeiro dia, especialistas das áreas da educação e cultura compartilharam suas experiências e alimentaram o debate sobre a inserção da cultura no contexto da educação infantil.

A primeira mesa – que contou com participação de Maria Carmen Barbosa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Ordália Almeida (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e Carlos Laredo (da companhia teatral La Casa Incierta) – propôs uma reflexão sobre o lugar da arte e da cultura no currículo da Educação Infantil. Para os especialistas, é primordal o entendimento de que cultura não é disciplina, mas a vida em si. Maria Carmem atentou para a questão corporal como uma das linguagens e expressões essenciais à realidade da Educação Infantil: “O corpo da criança exige movimento. As instituições estão contemplando essa necessidade?”.

O olhar à formação de professores surgiu como questão central e urgente: “É necessário entender quem são os profissionais que estão atuando junto às crianças e garantir um entorno sensível, que reconheça e valorize os gestos e linguagens infantis” afirmou Ordália Almeida, que complementou: “O currículo na educação infantil deve ser uma articulação das experiências e saberes das crianças com os diferentes campos do conhecimento”.

Para Carlos Laredo (La Casa Incierta) é na cultura que mora a resposta para a crise da educação: “A cultura é a resposta, pois só ela nos dá a possibilidade de abertura a todas as linguagens existentes e à ressignificação de conceitos e práticas já engessados”.

Os pesquisadores da área da Infância Renata Meirelles (Território do Brincar), Luiz André CherubinI (Grupo Sobrevento) e Suzana Soares (Aliança pela Infância) compartilharam suas experiências de pesquisa e prática com o grupo. Todos atentaram para a necessidade do adulto reconhecer as potencialidades da criança e considerá-la como protagonista da discussão sobre a integração cultura-educação.

Gandhy Piorsky, pesquisador das práticas da criança, também compartilhou sua pesquisa e foi assertivo: “Se não olharmos para a formação de professores, não será possível a integração entre os campos da educação e cultura”. Agnes Desfosses finalizou o dia trazendo a experiência do Festival Premiéres Rencontres, realizado com crianças da periferia de Paris.

Grupos de Trabalho

No segundo dia, os participantes se dividiram em subgrupos para tratar dos seguintes temas:

  • Como a Cultura e a Arte se inserem na Educação Infantil?
  • A Arte e a Cultura instrumentalizadas para fins pedagógicos ou como encontro com a experiência estética?
  • Quais as propostas de formação em Artes para os professores da Educação Infantil e para os artistas, no campo da Primeira Infância?
  • Como fomentar o encontro do artista com as crianças no contexto da Educação Infantil?
  • O espaço físico da creche e pré-escola é adequado para a Arte e a Cultura?

A discussão foi enriquecida com a participação de especialistas, pesquisadores e artistas, vindos de diferentes pontos do Brasil, para contribuírem com seus conhecimentos, experiências e práticas, agregando às discussões uma diversidade de saberes.

No segundo dia, os presentes elaboraram um documento que organizou as discussões prioritárias do Encontro e que visa abrir caminhos políticos para o diálogo com diferentes instâncias, entre elas os Ministérios da Educação e da Cultura.
O encontro também marcou a entrada no MinC na RNPI e representou um importante espaço para pensar ambientes em que crianças possam crescer e se desenvolver de forma plena e saudável.

A companhia de teatro La Casa Incierta encerrou o Encontro com apresentações para bebês e crianças em torno de três anos e deixou, mais viva do que nunca, a certeza de que pensar a Cultura e as artes nas instituições de educação infantil é urgente e deve ser visto como prioridade no âmbito das políticas públicas.

(Fotos e informações: GT de Cultura da RNPI)

Nos dias 03 e 04 de setembro de 2015 o Museu da República, em Brasília (DF) recebeu o I Encontro Nacional Cultura e…

Posted by CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular on Segunda, 14 de setembro de 2015

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top