
Vozes da Cozinha: Festival de Cinema fecha ciclo de experiências
O Festival audiovisual do Vozes da Cozinha: sabores, saberes e memórias na Rocinha reuniu ontem participantes, professores, amigos e familiares na Biblioteca Parque da Rocinha. Foi uma noite com alegria contagiante partilhada por quem viveu e ajudou a realizar este projeto, que, por três meses, encheu a rotina de temperos especiais da vida: histórias emocionantes, aprendizado mútuo, afeto e memória. Tudo isso registrado em oficinas realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo De Lamare e no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) do Ciep Ayrton Senna.
Diante do telão do auditório da Biblioteca Parque, a plateia reviveu os momentos assistindo aos curtas e minidocs. Luiza Pereira de França, de 81 anos, participante das oficinas no Centro Rinaldo De Lamare, estava orgulhosa com a exibição. Em um dos encontros, ela fez um cuscuz que a fez lembrar suas raízes em Itabaiana, município da Paraíba. Desde que se mudou para o Rio de Janeiro, ela conserva o hábito de ter como primeira refeição do dia, inhame ou cuscuz, comuns no Nordeste e considerados “fits” no Sudeste.
“Aqui no Rio e em São Paulo, é o pão. Hoje em dia se fala dos males da farinha branca. Na Paraíba, o povo trabalhador se abastecia de força e saúde com um cuscuz com carne de manhã, inhame. Nas oficinas, eu pude lembrar dessas diferenças entre o lugar que eu vivia e o lugar que eu vivo hoje”, disse Luiza.
Para a coordenadora do Ciep Ayrton Senna Márcia Anchieta, o envolvimento e parceria foram destaques da iniciativa, motivos que devem ser celebrados em espaços voltados para a construção do conhecimento.
Após a exibição dos filmes, foi apresentado o livro de receitas produzido pelos alunos do Ciep e lançado o podcast do Vozes no Spotify. O projeto Vozes da Cozinha: sabores, saberes e memória na Rocinha foi realizado graças a um edital lançado no ano passado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Comments are closed.