O CECIP participa da IV Semana do Bebê, dentro do Complexo Penitenciário de Gericinó

4 de dezembro de 2018
“Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir.”
 
O refrão da música de Ana Vilela foi escolhido por uma das gestantes do Complexo Penitenciário de Gericinó pra fechar a vivência da Lavação de Palavras na Unidade Materna Infantil-UMI, em Bangu, na quarta-feira, 29 de novembro, dentro da IV Semana do Bebê, promovida pela Unicef e instituições sociais parceiras como o CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular e a Rede Nacional Primeira Infância.
 
A dinâmica de lavar palavras, inspirada no poema de Viviane Mosé foi mediada por Simone Mourão Valadares, Soraia Melo e Tatiana Martins, representando o CECIP. Contou com a parceria das mães do coletivo de doulas Fardo de Ternura que doaram dezenas de produtos de higiene, beleza e cuidado para mães e bebês da Unidade Materna Infantil-UMI.
Eram 7 mães com bebês até seis meses e sete outras mães gestantes, algumas não sabiam ler e escrever, encarceradas por inúmeros motivos, dentre os principais decorrentes do vício e dependência das drogas e seus bebês representam a semente de esperança por mais igualdade de direitos e oportunidades.
Apenas duas horas pra ouvir e acolher mulheres mães e suas crias. A partir das doações foram montados kits para cada mãe e o que havia de diferente como as roupinhas e fraldas não foi motivo de disputa, mas elas mesmas propunham para quem deveria ir, a partir da observação de necessidade e convivência delas. Uma experiência pra valorizar a liberdade e a força transformadora do afeto nas relações entre mãe e filhos, além de entregar um presente produzido e doado por outras mães que entendem no ventre e no coração a importância de ser acolhida, receber uma pequena quantia de motivação e apoio. No momento, entre as doações que elas precisam estão loções para o tratamento e higiene da pele dos bebês e tapetes de EVA.
WhatsApp Image 2018-11-30 at 10.16.43
×

Comments are closed.