Oficina de Gestores Novembro

12 de dezembro de 2019

Foi com um emaranhado de sentimentos que o projeto Balaio de Livros realizou a última edição da atividade Oficina de Gestores, no dia 27 de novembro de 2019.

Pensando em unificar celebração, aprendizado e acesso, a equipe do projeto abriu para que os gestores escolhessem algum parque ou centro cultural da cidade do Rio de Janeiro para sediar o encontro. Como sugestão da maioria dos presentes, o local escolhido foi o IMS – Instituto Moreira Salles, que fica no bairro encostado na comunidade da Rocinha mas com realidade social tão diferente: a Gávea.
No início da manhã fomos recebidos no espaço do CIESPI – Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, para um farto e delicioso café da manhã colaborativo, onde cada instituição ofereceu um alimento. Em seguida, fomos caminhando para o IMS, onde tivemos uma visita mediada pelos jardins e construções arquitetônicas, conhecendo suas histórias e participando de uma atividade lúdica de reprodução de paisagem em vidro, proposta pelo educativo do instituto.
Na sequência, visitamos a exposição “Escrever com a imagem, ver com a palavra”, da fotógrafa inglesa Maurren Bisiliatt, que dialoga com a obra de grandes nomes da literatura nacional, como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado, Ariano Suassuna, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, entre outros.
Para finalizar, ouvimos dos gestores, como momento avaliativo, qual o fato ou objeto que mais os marcaram durante o ano, e entregamos como presente para cada instituição o livro “Casa das Estrelas – o universo pelo olhar das crianças”, que foi declamado pela equipe no início do encontro e também pelos gestores após o receberem de presente.
Ainda emocionada, nossa equipe agradece à todas as gestoras e gestores presentes durante todo o ano de 2019, e ao IMS e ao CIESPI que nos receberam tão carinhosamente.
O projeto Balaio de Livros se despede desta atividade com gosto de quero mais e com profundo desejo de reencontro breve com estas instituições tão comprometidas com a educação das crianças de suas comunidades e de nosso país.
×

Comments are closed.