Notícias

Participe do Lab Horizontes

1) Apresentação
O Oi Kabum! Lab, Laboratórios de Cultura Digital, abre chamada para desenvolvimento de projetos coletivos de arte, tecnologia e design por meio do Laboratório Horizontes.

O laboratório Horizontes é um espaço de democratização para o desenvolvimento de arte e tecnologia, com o objetivo de experimentar, apoiar e acelerar projetos. É também um ambiente de encontros, de trocas de experiências e de aprendizagem.

Esta chamada pretende selecionar coletivos formados por jovens, já iniciados em arte e tecnologia, com o intuito de apoiar o processo de desenvolvimento de projetos de cultura digital. Os participantes devem ter de 18 a 29 anos. A chamada atual abrange projetos nas áreas de design, web, computação gráfica, vídeo, fotografia e arte digital.

O Laboratório Horizontes irá disponibilizar espaço, equipamentos (utilização na própria Oi Kabum! Lab) e suportes de orientação e metodologia aos projetos selecionados.

Os projetos deverão ser executados no período entre novembro de 2017 a janeiro de 2018 e podem ter curta ou longa duração.

 

2) Critérios
Os projetos serão selecionados utilizando os seguintes critérios:
originalidade, criatividade, viabilidade, relação dos proponentes com as técnicas e as linguagens escolhidas, potencial de replicação e continuidade das propostas e adequação em alguma das linhas descritas no item 3.

 

3) Linhas de projeto
A proposta do projeto precisa envolver mais de uma pessoa e deve se enquadrar em pelo menos uma das seguintes linhas:

A – Projeto de investigação artística que se apropria de técnicas artísticas digitais.
B – Projeto que articule cultura digital e cidadania, que implique em impacto social em comunidade (s), na cidade e/ou no ambiente virtual.
C – Projeto educativo que utilize recursos digitais. Curso, criação de tutoriais etc.
D – Projeto empreendedor ligado à economia criativa. Novos negócios e desenvolvimento de projetos para terceiros (prestação de serviços nas áreas de conhecimento apoiadas).

 

4) Responsabilidade dos participantes
Os selecionados se comprometem a participar das atividades propostas pelo Laboratório Horizontes, desenvolver e finalizar seus projetos, documentá-los e cumprir o cronograma proposto.

É responsabilidade dos autores dos projetos disponibilizar os materiais e resultados parciais por meio de imagens estáticas e/ou vídeos em formatos digitais, semanalmente, para os organizadores do lab.
Os projetos em desenvolvimento ou finalizados poderão ser divulgados na mídia como parte do Oi Kabum! Lab.

Os participantes do Laboratório Horizontes autorizam que os projetos e suas documentações, se for o caso, sejam publicados e divulgados em meios impressos e/ou virtuais, no canais digitais, portais, redes sociais do programa Oi Kabum! Lab e dos patrocinadores, apoiadores e realizadores, tais como Oi Futuro, CECIP, Oi, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro.

 

5) Funcionamento
Todos os participantes do Laboratório Horizontes são considerados responsáveis pela utilização do espaço e do equipamento.
A ocupação do espaço para o desenvolvimento dos projetos poderá ocorrer de terça a sexta, de 13:00 às 17:00.

 

6) Ocupação do espaço solicitado
O não comparecimento, da equipe selecionada, acima de 20% (vinte por cento) dos dias do período total do cronograma da proposta, será considerado como não cumprimento dos termos e condições desta chamada, e poderá acarretar o fim do apoio do Lab Horizontes ao projeto.

 

7) Direitos
A propriedade do direito autoral dos materiais resultantes do Laboratório Horizontes será inteiramente do coletivo responsável pelo desenvolvimento do projeto, salvo as autorizações previstas no item 3. São de inteira responsabilidade do coletivo, a obtenção das autorizações relativas aos direitos autorais e de imagem do uso de materiais de terceiros, quando for o caso.

 

8) Local
Oi Kabum! Lab – Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian – Rua Benedito Hipólito, 125 2º Andar- Centro, Rio de Janeiro – RJ

 

9) Dúvidas
Quaisquer dúvidas, sugestões, ou situações não previstas nesta chamada serão apreciadas e decididas pelo Oi Kabum Lab.

 

10) Termos da chamada
O Oi Kabum! Lab se reserva o direito de, a seu exclusivo critério, alterar os termos desta chamada, informando previamente os participantes, sempre se pautando pela legalidade e pelo respeito aos participantes.

 

11) Inscrição
A chamada permanecerá aberta para inscrições no período de 25 outubro a 30 de dezembro. Os coletivos começarão a ser selecionados e convidados a iniciar a participação do Lab Horizontes a partir de 2 de novembro.

 

Os grupos candidatos deverão preencher o formulário de inscrição, com o nome e CPF de todos os participantes, endereços, apresentação da ideia, objetivos a serem alcançados, método, equipamento necessário e cronograma com as etapas de desenvolvimento do projeto. Posteriormente, deverá ser entregue cópia de documentos de identificação.

Inscreva-se pelo link: formulário de inscrição.

Em caso de dúvidas enviar mensagem para o e-mail oikabumrj@gmail.com.

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top