Notícias

Pré-estreia de Menino 23 gera debate sobre racismo

Com lançamento “fora do convencional”, filme de Belisário Franca revela heranças da escravidão no Brasil.

No dia 14 de abril, a Oi Kabum! Rio recebeu a pré-exibição do filme documental Menino 23, dirigido por Belisário Franca, que narra a história de preconceito e violência sofridos por crianças negras retiradas de um orfanato do Rio de Janeiro e enviadas para fazer trabalho escravo durante os anos 1930. Após a exibição, houve um debate com o diretor.

Belisário decidiu com este longa ir “além de um lançamento convencional”, como ele diz. Ele quer levar o filme para escolas, faculdades e jovens, com o objetivo de ter uma discussão mais ampla em toda a sociedade sobre os temas tratados, que estão tomando cada vez mais espaço entre os jovens. O filme já foi pré-exibido na USP, na Unicamp, na UERJ e agora na Oi Kabum!.

No debate iniciado com os alunos após a sessão do filme, falou-se sobre heranças da escravidão e sobre a produção audiovisual no Brasil. Ao ser questionado sobre a dificuldade de conseguir financiar um documentário que aborda o racismo, Belisário diz que grandes empresas não querem ter seu nome relacionado a temas como esse, o que deixa aparente que é um tabu falar sobre racismo no Brasil. Mas ele segue otimista, dizendo que com diversas leis de incentivo ao audiovisual está mais fácil conseguir ter qualquer filme financiado, reforçando a importância que essas leis têm para o mercado.

Falando sobre a produção de seu documentário, que levou quatro anos para ser completado, o diretor contou sobre sua relação com Aloísio, o “Menino 23”. Somente dois anos depois de conhecê-lo, ele conseguiu contar sobre o caso ocorrido quando ainda era criança. Segundo Belisário, houve muitas viagens para se encontrar com Aloísio durante todo o tempo, para que ele ficasse confiante e quisesse falar com a equipe.

Menino 23 é um documentário sensível e poético, traz à tona temas pouco discutidos e que merecem ganhar espaço em todos os meios de comunicação, com um tipo de lançamento que foge dos padrões. A esperança é que as discussões sobre o tema perdurem por muito tempo e tragam mudanças em um país que ainda carrega as heranças da escravidão.

O filme estreia em julho nos cinemas. Saiba mais pelo site: www.menino23.com.br.

(Eloi Leones, aluno de Vídeo da Oi Kabum! Rio)

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top