solução-dos-nossos-problemas-com-foto2-410x1.png

Premiações

6 de setembro de 2010

Prêmios recebidos pelo CECIP

Projeto Estatuto do Futuro

O Estatuto da Criança e do Adolescente (lei federal de 1990) é ainda desconhecido da maioria da população e mal-interpretado por muitas das pessoas que trabalham na área da infância e juventude. Um conjunto de materiais, realizado em parceria com a União Européia e Artmed Editora, visa informar e mobilizar públicos amplos e distintos

O projeto Estatuto do Futuro foi realizado para o Programa Infância Desfavorecida no Meio Urbano – PIDMU, promovido pela União Européia. Em 1999, o projeto conquistou o Prêmio Itaú-Unicef 1999 Educação & Participação, na categoria “Mobilização pela Educação”.

 

Projeto Botando a Mão na Mídia

Coordenação Noni Ostrower

“Botando a Mão na Mídia” ensina os educadores a utilizar o vídeo em sala de aula como ferramenta pedagógica. São três encontros de quatro horas com, no máximo, 40 participantes, onde são abordadas informações técnicas, apresentação pessoal, dicas e dinâmicas para a utilização dos programas de TV como meio para trabalhar os temas transversais ao currículo escolar. As aulas são práticas, com equipamentos SVHS de gravação e reprodução.

Pelo Projeto Botando a Mão na Mídia, o CECIP recebeu pela Fundação Banco do Brasil o Certificado de Tecnologia Social, em 2001.

 

Diploma Heloneida Studart de Cultura

O Diploma Heloneida Studart de Cultura, que reconhece artistas e foi entregue a entidades que contribuem para o fortalecimento da cultura e da arte no estado entregou nesta segunda-feira (13/06/2016) a 28 premiados, em solenidade no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), com a presença de cerca de 200 convidados. Esta é a terceira edição do Diploma, concedido pela Comissão de Cultura da Alerj, presidida pelo deputado Zaqueu Teixeira (PDT).

 

Filmes e vídeos premiados

 

Santo Forte

Documentário · Direção: Eduardo Coutinho

Prêmio de Melhor Filme, Montagem e Roteiro no 32º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; Prêmio Especial do Júri no XXVII Festival de Gramado de Cinema Latino e Brasileiro 1999; Prêmio Margarida de Prata 1999 – CNBB; Prêmio para finalização do filme concedido pelo Office Catholique du Cinema (OCIC). Melhor filme brasileiro de 1999 (Associação Paulista de Críticos de Arte). Melhor Filme Brasileiro e Diretor de 1999 – SESC.

 

Chocolate

Documentário · Direção: Sergio Goldenberg

Premiado como melhor documentário no Rio Cine 97.

 

O jogo da dívida: quem deve a quem?

Documentário · Direção: Eduardo Coutinho

Participação no Berlim Videofest/90 e INPUT/91. Premiado como melhor documentário: Festival do Pacífico/90 (Bogotá), Festival de Quito/90 e prêmio OCIC FestRio/90.

 

Profissão: doméstica

Documentário · Direção: Sérgio Goldenberg

1993 – Premiado com o “North-South Award” no Festival Nord-Sud (Genebra, Suíça) pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional, Hull, e Rádio Quebec.

 

As meninas do Rio

Reportagem · Direção: Sérgio Goldenberg e Breno Silveira

Participação no Festival Internacional de TV Pública (INPUT), Irlanda/1991. Vencedor do Tatu de Bronze – Vídeo Revelação na XVIII Jornada do Cinema Nacional da Bahia/ 1991. Melhor Documentário no V Encontro de Cinema da América Latina – Toulouse/ 1993.

 

Boca de lixo

Documentário · Direção: Eduardo Coutinho

Vencedor do Grand Prix no V Encontro de Cinema da América Latina em Toulouse, 1993. Participação da mostra oficial do INPUT, 1993.

 

Sem camisinha, não dá!

Documentário-ficção · Direção: Sérgio Goldenberg

2º Prêmio e o Prêmio de Melhor Ator no Rio Cine Festival 1992; Menção Honrosa no Videofest de Berlim 1993. Distribuído para toda América Latina pela OPAS (Organização Panamericana de Saúde) e, no Brasil, pelo Programa Nacional de Combate às DST e AIDS.

 

Funk Rio

Documentário ·  Direção: Sérgio Goldenberg

Prêmio de Melhor Vídeo, Melhor Edição e Menção Honrosa no 18º Guarnicê de Cine-Vídeo (1995), Festival de Cinema do Maranhão.

 

Babilônia 2000

Direção Eduardo Coutinho, co-produzido pela VideoFilmes

Prêmio de Melhor Documentário pelo Júri Popular no 3° Festival de Cinema Brasileiro de Paris.

 

Se liga no Estatuto

Direção Sergio Bloch

Um dos programas que compõe o kit Estatuto do Futuro, no qual um grupo de adolescentes resolve fazer um vídeo sobre seus direitos, realizando entrevistas e solucionando seus próprios problemas, obteve a Medalha de Prata no Tokyo Video  Fest, Japão / 2000

 

Bendito Fruto

Longa; Ficção.  Direção Sergio Goldenberg

Prêmios de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante – 37º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro / 2004; Melhor Ator – 15º Festival de Cinema de Natal / 2005; Prêmio ACIE de Cinema, Melhor Ator e Melhor Roteiro / 2005.

 

Depoimentos

 

“Enviamos nossas felicitações pelo trabalho realizado na preparação dos materiais do CECIP, tão úteis e valiosos” (Dr. João Yunes – Secretário de Políticas e Saúde – Ministério da Saúde)

 

“Os vídeos realizados pelo CECIP demonstram uma grande capacidade de comunicação de questões importantes para a vida da população. Eles são tratados de forma interessante e bem humorada.” (Darcy Ribeiro)

 

“Eu recomendo o CECIP, baseado na sua excelente capacidade técnica, experiência e comprometimento em promover a participação ativa da sociedade brasileira em ações direcionadas para o desenvolvimento sustentável e a melhoria na qualidade de vida das crianças em situação de risco pessoal e social no Brasil.” (Garren Lumpkin, Oficial de Projetos / Educação UNICEF)

 

“Parabenizamos o CECIP pelo admirável trabalho com comunicação popular, um modelo para o desenvolvimento educacional brasileiro”. (Jo Takahashi – Coordenador de Projetos – Fundação Japão)

 

“A parceria realizada entre o CECIP e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi de extrema importância na implantação do programa de Educação Ambiental no Parque Nacional da Serra dos Órgãos”. (Jovelino Muniz de Andrade Filho – Coordenador do Núcleo de Unidades de Conservação da Natureza – IBAMA)

 

“A experiência em educação popular, aliada ao alto nível de criatividade e qualidade em produção gráfica, garantiram o sucesso do Projeto O Parque é seu e a educação ambiental é do Parque Nacional da Tijuca”. (Pedro de Castro da Cunha e Menezes – Chefe do PARNA Tijuca – IBAMA)

 

“O CECIP é uma organização que vem se destacando pelo alto nível do seu trabalho em prol da formação da consciência da cidadania”. (Antonio Grassi – Subsecretário Adjunto – Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro)

 

“Consideramos o material do CECIP muito bem elaborado e de extrema utilidade para os nossos trabalhos” (Roseane Correa – Pacto Comunitário contra a Violência Intrafamiliar)

 

“Declaramos com satisfação conhecer o CECIP desde sua fundação, confiar em seus dirigentes e no trabalho que vem desenvolvendo”.  (José Renato Monteiro – Coordenador-Geral Projeto Vídeo Escola – Fundação Roberto Marinho)

 

(Rosa Diniz Frech de Almeida, Secretária Municipal de Educação de Resende, RJ)

 

“Recomendo o excelente trabalho dessa organização. A inovação e criatividade demonstrados pelo CECIP promovendo a saúde no Brasil são muito bem recebidos”. (David Bennett – President – International Association for Adolescent Health)

 

“Quero agradecer ao CECIP pela colaboração e apoio.  É por causa de organizações como essa, que faz a sua própria contribuição para a comunidade, que nós podemos esperar obter resultados concretos na luta por mudanças nos jovens em situação de risco”. (Dr. Lydia S. Bond, Regional Advisor, Pan American Health Organization)

 

“Parabenizamos o CECIP pelo excelente trabalho que vem realizando na área do vídeo popular”.  (Dina Lerner – Diretora-Geral – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro)

 

“O material do CECIP além de útil é bastante apropriado, razão pela qual o recomendamos como subsídio ao trabalho dos professores no desenvolvimento das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)”  (Iara Glória Areias Prado – Secretária de Educação Fundamental – Ministério da Educação)

 

“Venho referendar o excelente trabalho desenvolvido pelo CECIP dentro do projeto Estatuto do Futuro. Trabalhos como este que tanto auxiliam na divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em muito contribuem para o desenvolvimento da cidadania e fortalecimento dos valores morais e sociais que devem imperar numa sociedade justa, fraterna e solidária”. (Siro Darlan de Oliveira, Juiz Titular da 1ª Vara da Infância e Juventude)

×

Comments are closed.