RECADO PRO RIO

29 de agosto de 2013

O “Soldado Anônimo” nasceu em 2010 como um coletivo de arte urbana promovendo atividades colaborativas para diversas aplicações da arte crítica. Transmitidos através da plataforma digital “Soldado Anônimo” – uma mídia formada por indivíduo vestindo paletó e gravata, com uma TV no lugar da cabeça. O personagem é “anônimo” porque não tem rosto, assumindo a causa das pessoas com as quais interage e exibindo mensagens audiovisuais diversas. A primeira intervenção foi ” Em busca da Liberdade Poética ” criado para a 1ª exposição Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia .

soldado_recadoCom o apoio do Edital Multiplicadores da Oi Kabum! e a parceria do SESC Madureira , realizaram as oficinas “Recado para o Rio” na qual trabalharam com o público jovem a integração de linguagens artísticas e audiovisuais para explorar formas de ocupar o espaço urbano, além de gerar reflexões de como ela nos influencia culturalmente . Os encontros promovem discussões em torno do tema: como a cidade se relaciona, dinamiza e resolve seus mais diversos problemas através da arte e da comunicação.

A oficina contou com um total de 10 jovens. Durante as atividades os jovens desenvolveram ideias de ocupação de espaços urbanos degradados através da arte e comunicação além de produzir uma obra com colagens em manequins que ganhou o nome de “Figura Articulada”.

Com o objetivo de conscientizar os jovens sobre multiplicação e a geração de conteúdos multimídia, estimulando senso crítico para que eles debatam a sociedade e o meio em que vivem com outros olhos. O exercício fundamental de um trabalho coletivo consiste em: ouvir, pensar, discutir, decidir. Todos os participantes de um modo geral foram flexíveis e concluíram que o trabalho não consiste só em “estar junto”, trocar ideias, dividir tarefas do dia-a-dia: também em enfrentar dificuldades e superar divergências. A diversidade de pontos de vista enriquece e amplia a visão particular, permitindo decisões melhores e favorecendo a criação.

Nossa primeira experiência em aula foi nesta oficina e como qualquer coisa nova tivemos certa dificuldade em compreender e selecionar os melhores conteúdos no inicio da oficina, mas logo isso se mostrou tranquilo pois todo conteúdo era selecionado em acordo com os participantes gerando assim uma oficina coletiva onde todos contribuem com seu conhecimento para o funcionamento dela.

VOZES PARA AS CABEÇAS

O atual projeto do Soldado Anônimo é em parceria com a Childhood Brasil. A proposta é promover uma mobilização para sensibilizar e conscientizar as classes populares, visitantes e turistas sobre os direitos da criança e do adolescente, buscando ampliar o comprometimento da sociedade para garantir que esses direitos sejam cumpridos. O Soldado Anônimo vai entrar em ação 6 vezes no período da Copa do Mundo de 2014. As intervenções nas comunidades serão construídas em parceria com organizações que atuam na região, especialmente na área da infância e da adolescência. A interação de jovens e outros moradores com o Soldado Anônimo será gravada, editada e publicada no site do projeto e nas redes sociais, potencializando o alcance das mensagens e o debate público sobre os temas.

×

Comments are closed.