Rede Nacional Primeira Infância 2015-2017

6 de janeiro de 2015

Responsabilidade e privilégio

Entre o instante que vivemos e nossos sonhos, entre o estágio atual dos direitos humanos no Brasil e o objetivo que nos propomos atingir – “que toda criança nascida em nosso país tenha plenamente garantidos os seus direitos” – ainda há um fosso, um precipício a transpor. Para chegarmos ao outro lado necessitamos de uma ponte – tarefa que exige muito trabalho, muita determinação, muita criatividade.

Essa ponte vem sendo construída há muito tempo por movimentos sociais, pessoas e instituições que têm por missão lutar pelos direitos da infância. Os membros que fundaram a RNPI em 2007 e que a ela vêm aderindo fazem parte desse movimento e consideram a Rede como mais uma iniciativa que
o reforça.

Depois do Promundo, da Omep, da Avante e do Ifan, cabe agora ao CECIP a responsabilidade e o privilégio de ocupar a Secretaria Executiva da Rede. Trazemos a bagagem da experiência de 28 anos de trabalho em educação e comunicação, da produção de materiais educativos audiovisuais e impressos e de uma metodologia de formação de educadores desenvolvida ao longo de anos de ação e reflexão. Temos trabalhado em parceria com o setor público, em níveis federal, estadual e municipal e também com o setor privado, com fundações nacionais e internacionais.

Na RNPI, temos diretrizes a seguir, um plano de ação, um planejamento estratégico e um regulamento que nos orientam. Isto será feito com o apoio do Grupo Gestor e dos membros da Rede. Daremos continuidade ao trabalho dos que nos precederam.

A RNPI, em sua defesa dos direitos das crianças, posiciona-se por valores que podem contrariar interesses poderosos. Ocorrerão, ocasionalmente, embates que colocam em questão determinados comportamentos, atualmente considerados normais por parte de nossa sociedade, mas que a evolução dessa mesma sociedade brasileira exige serem mudados. Divergências e conflitos de posições terão espaço em debates internos na Rede. Entendemos o conflito como oportunidade de esclarecimento e de avanço no processo de tomada de consciência de todos.  A RNPI é uma rede formada voluntariamente por membros com institucionalidades muito diversas, uma característica positiva, que favorece o debate aberto, transparente, democrático.

O papel que a RNPI desempenha no Brasil de hoje é de extrema importância, como defensora dos direitos universais das crianças, especialmente as que são incluídas na Primeira Infância. É um privilégio para todos os membros da Rede ocupar essa posição neste país em plena transformação, onde ainda há tanto a fazer para garantir um futuro melhor para as nossas crianças, cidadãs de plenos direitos.

 

logo-rnpi-sem-texto

REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA
Secretaria Executiva RNPI/CECIP 2015/2017
Rua da Glória, 190/202 • Rio de Janeiro, RJ • 20241-180
(21) 2509 3812 • www.primeirainfancia.org.br

×

Comments are closed.