Projetos Atuais

Universidade do Bem Viver (UBV)

Coletivo organizador CECIP: Daniela Tafuri, Flávia Fassi, Luciana Perpétuo de Oliveira e Silvia Fittipaldi

A Universidade do Bem Viver (UBV) faz parte de um movimento colaborativo – a  Campanha por um Curriculum Global da Economia Social e Solidária -, que pretende um diálogo constante na busca de entender possíveis transformações pessoais e sociais na direção de porvires consonantes entre os seres humanos e todes juntes com a Natureza. 

A Campanha se dedica a dar visibilidade aos conhecimentos em Economia Social e Solidária em diálogo permanente com a vida, incluindo a educação formal, informal e não formal, promovendo conexões entre atores sociais diversos pelo mundo, para fortalecer uma educação que vai além da Escola e da Academia. 

A UBV foi inaugurada em janeiro de 2021, no Fórum Social Mundial (FSM), com a fala do Professor Boaventura de Sousa Santos. Nasceu para aprofundar e expandir processos de formação e investigação no âmbito das Didáticas do Bem Viver, cujos princípios têm raízes na comunhão com a natureza – todos os seres, terra, água, ar e todos os conhecimentos e relações não são mercadorias, mas bens comuns –  e se expressam na valorização das diversidades culturais e de saberes, da arte e da espiritualidade, e na educação decolonial, antirracista, feminista, não-antropocêntrica. 

Para a primeira experiência na UBV,  o coletivo organizador internacional elegeu um formato inspirado nos Círculos de Cultura de Paulo Freire e criou Círculos de Diálogo, como meio para reflexões e criações poéticas, buscando desobediências epistêmicas e indisciplinas criativas.

O Círculo de Diálogo Educomunicação, Arte e Tecnologia, conduzido pelo CECIP, teve seis encontros voltados para práticas e reflexões, de março a setembro de 2021. Nos primeiros cinco encontros, experimentamos diversos processos, com uma programação distribuída em três dias de atividades com 6h30 online, + experimentos pessoais e/ou coletivos em horário livre. 

Tivemos a participação de artistas, desenhistas, poetas, comunicadores e pesquisadores entre os nossos convidados, que acabaram guiando naturalmente o caminho das conversas. 

No sexto círculo, em setembro, encerramos a primeira etapa para abrir novos caminhos, que agora apontam para percursos formativos e investigativos de diversas formas de conhecimento, jeitos de aprender e modos de fazer para um outro mundo possível.

Todes são bem-vindes! 

Manifesto https://curriculumglobaleconomiasolidaria.com/herramientas-tools/manifesto-for-the-social-solidarity-economy-territory-curriculum/attachment/manifesto-for-the-social-solidarity-economy-territory-curriculum/

Siga nossas redes:

Universidade do Bem Viver (UBV) 

Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwytJTTw6XuZEfu4x8OWNeA

Video abertura UBV-FSM 24.1.2021 (ainda sem legendas): https://drive.google.com/file/d/1OqRBZSKogFWJ1PTGGA8G3ztVRXMULII6/view?usp=sharing

Campanha por um Curriculum Global da Economia Social e Solidária (Campanha CGESS)

Site: https://curriculumglobaleconomiasolidaria.com/portugues/carta-de-principios/

Facebook: https://www.facebook.com/groups/452714194791335

Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCLs6cF6HwFAVKUuPQr5Xo8Q/

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top