Midiateca

Translados da juventude urbana

Ao dominar linguagens artísticas e explorar sua liberdade expressiva, o que dizem os jovens?

A resposta depende do percurso de cada visitante da exposição “Translados” que fica em cartaz de 11 a 13 de dezembro no Oi Futuro Ipanema.

Em combinações de fotografia, vídeo, animação, design, arte digital e projeção mapeada, 31 projetos revelam as relações de 85 jovens autores com si próprios, com suas redes e com a cidade como um todo.

O corpo é um dos eixos da exposição, seja pela autoafirmação étnica, sexual e de estilo — tatuagem, cabelos, roupas, skate, grafite — seja em criações mais subjetivas, que exploram aspectos psicológicos, afetivos e existenciais nessa fase de vida de transformações e desafios.

A sensibilidade social e a crítica à desigualdade também estão na pauta, mas de forma nada óbvia ou panfletária. “Então, é Natal?”, pergunta a paródia musical: caixas de presentes animadas questionam o excessivo consumismo do fim do ano. “A parte que me cabe” privilegia formas geométricas para retratar os espaços reduzidos dos moradores das favelas. Catadores do lixão de Mendes (RJ) tornam-se protagonistas de um ensaio fotográfico e de uma oficina onde aprenderão a registrar seu cotidiano. O conflito entre amor e ambição financeira inspira projeção mapeada na instalação “Maquinarium”, que dá vida a eletrodomésticos.

São sobretudo lúdicas as criações da juventude popular urbana representada na exposição. Como no curta-metragem O Plano do Ano, em que duas crianças se veem diante da responsabilidade de evitar o fim do mundo, anunciado pelo inclemente sol de verão do Rio. Acasos e desencontros urbanos inspiram o curta O poeta que fugia, ambientado no metrô, num quase triângulo amoroso e literário.

Diversidade é o que os une. Pode-se ter interesse pela filosofia sul-africana Ubuntu (tema de um jogo interativo), pela cultura indígena (design de cartilha para ser usada nas escolas) ou pela dança japonesa Butoh (ensaio fotográfico).

Se no ano passado muitos deles saíram às ruas para transbordar sua indignação contra o sistema, a energia expressiva de Translados é prova de que nada se perde, tudo se transforma. Não há mais palavras de ordem. No lugar das certezas, sobressaem os questionamentos. “É o mundo que nos molda, ou nós que moldamos o mundo?”, perguntam, no texto de apresentação da exposição.

Parecem estar descobrindo que são mesmo as perguntas a principal fonte de transformação humana.
Todos os autores tem entre 17 e 23 anos e são alunos da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia. Depois de 18 meses de formação, estão concluindo seus cursos de Fotografia, Vídeo, Design Gráfico e Computação Gráfica e dando seus primeiros passos no mercado de trabalho. Você ainda vai ouvir falar deles!

 

Mostra Translados — Oi Futuro Ipanema. Rua Visconde de Pirajá 54, 2º andar.
De 11 a 13 de dezembro, das 16h às 21h.
Entrada gratuita.

Saiba mais sobre a Oi Kabum! Rio

 

PROJETOS


A parte que me cabe
Fotografia
Imagens geométricas levam a repensar o lugar ocupado pelas casas nos morros e as condições de vida dos moradores em espaços apertados, nos morros do Borel, Vidigal e Rocinha.
Autora: Thainá Souza


Aflora
Design
A campanha consiste na criação de um livreto com imagens e frases inspiradas nas pesquisas de mulheres que se destacaram por sua coragem, superação e determinação, como a africana Saartjie Baartman, Clarice Lispector e Leila Diniz.
Autora: Luiana Araújo e Henrique Pacheco


Huum… amizade, hein? 

Design, infográfico e animação
Questionamentos sobre o polêmico assunto da amizade entre homem e mulher.
Autores: João Velho e Mayara Pereira


Atingir
Design, animação e arte digital
Transformação + Metamorfose = Expressão. Essa é a fórmula da marca “Berro”, que une estampas animadas e realidade aumentada para promover a interatividade das pessoas com a peça, dando vida à sua primeira coleção, “Atingir”.
Autores: Julio Mendes e Priscila Martinho


Black Flower
Vídeo, fotografia e ilustração
A mulher negra assume o seu cabelo. Flores naturais e recicladas enfeitam e enaltecem a beleza negra em fotos, vídeos e ilustrações.
Autores: Bruno Granato, Hellen Carlos e Maria Chantal


Butoh
Fotografia
O artista português Miguel Cipriano durante uma performance de Butoh — dança ritual japonesa que representa uma possibilidade de expressão humana a partir da exploração do microcosmo de cada Ser.
Autora: Thaynara Rodrigues


Casulo
Instalação com projeção fotográfica
Variados olhares em torno do corpo e do espaço, em espaço penetrável pelo público.
Autores: Diógenes Magno, Luiana Araújo, Nícolas Noel, Henrique Pacheco, Daniele Reis, Mayara Pereira, Henrique Vasconcellos e Erick Estella


Curumim
Design
Caderno de experimentos para as escolas: uma forma de sensibilizar e inserir a cultura indígena na educação.
Autor: Diógenes Magno


Então, é Natal?
Animação e projeção mapeada
Questionamento em torno do consumismo no período natalino, por meio de paródias de músicas tradicionais, cantadas por embrulhos de presentes.
Autores: Felipe Moura, Luan Oliveira, Arthur Dias e Vinicius Araújo


EntreVisões
Fotografia, vídeo
Entre o real e o irreal, uma releitura de personagens mitológicos, religiosos e históricos.
Autor: Marcos Paulo


Infotatoo
Design e Infográfico
A evolução da tatuagem desde o momento em que foi descoberta, no século XlX, até os dias de hoje. A ideia é refletir sobre o futuro estético das novas gerações, pois os jovens de hoje serão os adultos e idosos tatuados de amanhã.
Autora: Ariel Botelho


Inserção do diferente
Fotografia
Desdobramento do projeto que se propõe a discutir as formas de estranhamento da sociedade em relação a quem tem estilo ou comportamento diferente do padrão.
Autoras: Jaqueline Martins e Bianca Rocha


Intraestelar
Fotografia
Metáfora visual relacionando os infinitos intergaláticos com os infinitos pessoais.
Autores: Felipe Cardoso, Eloá Souto, Ana Beatriz F, Priscila Martinho, Olívia Janot


Maquinarium
Animação e projeção mapeada
Uma máquina equilibra necessidades, desejos e vontades, questionando as escolhas de cada pessoa e o tempo certo para fazê-las.
Autores: Marlon Nascimento, Priscila Carvalho e Ian Ramos


Mar na rede
Fotografia
O cotidiano da pesca no litoral carioca, expresso por meio de diferentes técnicas fotográficas.
Autores: Hellen Barbosa, Gabriel Savary, Letycia Cavalcante e Yasmim Nascimento


Metaplasia
Design e animação
A palavra metaplasia representa uma alteração reversível. O projeto consiste na criação de uma forma que poderá ser aplicada em diferentes áreas do design, experimentando o desafio de criação sem perder a forma original.
Autores: Marcelo Cabral e Daniele Reis


Meu estilo não é moda
Design, fotografia e vídeo
A campanha busca quebrar o paradigma de que as pessoas precisam seguir padrões no modo de se vestir e de se comportar para serem aceitas socialmente.
Autor: Jefferson Queiroz


Motores
Design e animação
Infográfico mostra a diferença entre o motor elétrico e o motor a combustão, buscando  valorizar a sustentabilidade e a redução de gastos.
Autores: Raphael Augusto e Arthur Dias


Movimento Cidade
Fotografia
O movimento dos pés, das pessoas, dos carros e ônibus, da luz, do sol, das nuvens: transformação das imagens que registramos da cidade.
Autora: Maria Eduarda Alves Carvalho


Mude-se
Design
Projeto de sustentabilidade e experimentação nos espaços urbanos: estratégias de ampliação das áreas verdes da cidade por meio de oficinas com materiais recicláveis e divulgação por papel semente.
Autoras: Débora Leal e Jaqueline Martins


O Plano do Ano
Vídeo
No dia 31 de dezembro de 1999, as crianças Caio e Leo decidem criar uma salvação para evitar o fim do mundo.
Autores: Gabrielle de Souza, Thamires Navarro, Nathalie Ferreira, Raphael Cruz, Paloma Miguel, Francisco Gabriel, Monique Martins, Erivan da Silva, Ruth Rosa


O poeta que fugia
Vídeo
No vagão do metrô, um casal compartilha a leitura de um mesmo livro de forma silenciosa. A troca de olhares é interrompida pela chegada de Renato ao seu destino. Ele deixa o vagão, mas não o desejo de reencontrar a moça do livro.
Autores: Amanda Costa, Daniel Vasconcelos, Isabela Carvalho, Jacson Felix, Fabricio Costa, Felipe Fabrício e Eliazer Souza


Personare
Vídeo-instalação
Personare, do latim persona, é o nome dado à função psíquica relacional voltada ao mundo externo, em busca de adaptação social. O projeto investiga as múltiplas personalidades existentes em cada pessoa, a partir de uma experiência sensorial com três personagens, unindo sons, movimentos e sensações.
Autores: Ana Beatriz Ferreira, Carolina Andrade, Eloá Souto, Erick Estella e Hanry Abreu


Reciclação
Campanha
Criada pelo grupo Coletivo Ativo, esta iniciativa consiste em estruturar um espaço abandonado de forma sustentável, com oficinas livres de audiovisual, dança, grafite, desenho e cineclube. Formado por jovens de diversas comunidades do Rio de Janeiro, o Coletivo Ativo tem como objetivo desenvolver ações multiplicadoras por meio da arte.
Autores: José Milton, Fabrício Costa e Jefferson Queiroz.


Rodovias
Design
Estampas de camisetas inspiradas em design vernacular, soluções materiais ou visuais e artefatos presentes no cotidiano — também conhecido como design popular. A principal referência deste trabalho são as carrocerias de caminhão.
Autores: Cassio Melo, Rodrigo Guimarães e Dayane Alcantara


Ser
Fotografia e vídeo
Um registro de como sente, pensa e vive uma pessoa trans. Um curta-metragem com depoimentos e fotos do cotidiano contam a história de Gaia Levi.
Autores: Dayane Brito e Francisco Souza


Ser mar

Fotografia

Viver do mar, viver o mar. Tudo o que se relaciona com o mar se transforma em mar. Inclusive o homem.

Autores: Hellen Barbosa, Gabriel Savary, Letycia Cavalcante e Yasmim Nascimento

 

Seu lixo, meu trabalho
Fotografia
Uma leitura poética do trabalho de homens e mulheres que encontram diariamente no lixão de Mendes (RJ) meios para sobreviver e conquistar sonhos e o desejo de uma vida melhor. O projeto surgiu das lembranças de infância de uma das integrantes do grupo, a estudante de fotografia Bianca Helena, que acompanhou o trabalho da mãe no aterro sanitário do Gericinó, em Bangu, de 2004 a 2012.
Autores: Bianca Helena, Bruno Corbelino, Silvia Martins e Tai Fernandes


Skateando

Vídeo, fotografia e infográfico animado
Os desafios que um skatista enfrenta e os benefícios adquiridos na prática do esporte.
Autores: Igor Lima, Thiago Siqueira, Yasmin Nascimento e Luiz Claudio


Sobretudo
Web
Canal multimídia com vídeos sobre diversos temas, como Meio Ambiente, Política, Música, Teatro, Grafite e Design.
Autores: José Milton, Fabrício Costa, Julio Mendes e Jefferson Queiroz.


Tipo Ubuntu
Design
Jogo dinâmico inspirado na filosofia Ubuntu, vivenciada pela população sulafricana. Aborda conceitos como generosidade, empatia, respeito mútuo e harmonia entre os indivíduos.
Autores: Henrique Pacheco, Nícolas Noel, Stephanie Gonçalvez.

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top