TV Maxambomba

A TV Maxambomba (TVM) foi o projeto pioneiro do CECIP, realizado na Baixada Fluminense a partir de 1986, com o objetivo de democratizar a informação para amplas camadas da população, por meio da criação e disseminação de materiais culturais e educativos.

Durante 15 anos a TV de rua produziu vídeos, agitou as praças e fortaleceu iniciativas de moradores da Baixada Fluminense. A equipe da TVM chegava cedo aos bairros para fazer gravações e anunciar as apresentações que aconteceriam à noite. Os vídeos eram exibidos em um telão armado sobre uma Kombi e ao final da apresentação o público era convidado a participar. Esta experiência de interatividade – chamada de Câmera Aberta –, projetava a imagem de quem dava sua opinião e, ao final, abria o debate com toda a audiência.

A ação da TVM não parou por aí. Paralelamente à produção, realizou diferentes projetos voltados à garantia de direitos. Botando a Mão na Mídia, Repórter de Bairro e Puxando Conversa são algumas dessas iniciativas.
O acervo da TVM é um rico registro audiovisual da memória social da Baixada. O projeto TV Maxambomba: televisão popular e memória fluminense, realizado com recursos da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro em 2014, permitiu que o CECIP digitalizasse parte do acervo, criando este banco de dados para disponibilizar vídeos, fotos e textos para o público interessado. No mesmo ano, o CECIP recebeu do IBRAM/MinC o Prêmio Ponto de Memória, pelo projeto TV Maxambomba, o que tem possibilitado a realização de ações para ampliar o acesso a esses conteúdos. Em 2016, a ALERJ concedeu ao CECIP o Diploma Heloneida Studart de Cultura, por sua destacada contribuição ao desenvolvimento da Cultura no Estado do Rio de Janeiro.

Aproveite para conhecer mais sobre a história e a cultura da Baixada Fluminense!

Botando a Mão na Mídia (BMM)

Grupo Fuzuê (GF)

Parcerias (PAR)

Programas (PG)

Publicações (PUB)

Puxando Conversa (PC)

Repórter de Bairro (RB)




Veja como navegar e conhecer todo o conteúdo do banco.




Aqui você pode buscar informações sobre a
TV Maxambomba por data, nome do projeto, ano de realização, autor, tema, palavras-chave, títulos – utilizando o campo Pesquisar.

Você também poderá encontrar diversos materiais da TVM nas redes sociais, Facebook e YouTube.
Importante: queremos construir esse banco de dados com a sua participação! Conte para gente suas histórias com a TVM e, ao reconhecer pessoas e lugares nas fotos e vídeos, nos envie essa informação no espaço Deixe o seu recado.









.