Publicações de atividades pedagógicas realizadas em creches na Rocinha.

A coleção Compartilhando Experiências, composta de 4 cadernos, apresenta atividades desenvolvidas em oficinas que aconteceram em creches da Rocinha – bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro – participantes dos projetos De mãos dadas por uma creche de qualidade e Ganhando Autonomia.

Os projetos, desenvolvidos pelo CECIP em parceria com o Instituto Dynamo, promoveram a formação de gestoras de creches com o objetivo de melhorar o atendimento à primeira infância, investindo na qualificação das profissionais, na adequação dos espaços e na formação de uma rede de creches na comunidade.

Em oficinas mensais, as gestoras das instituições compartilharam experiências e reflexões, estimuladas por leituras, dinâmicas de grupo e acesso a variados materiais educativos. Identificaram suas próprias demandas e criaram planos para aprimorar o atendimento em suas creches. Além desses encontros, a equipe do CECIP realizou um acompanhamento semanal em cada creche para apoiar as gestoras no diagnóstico e priorização dos problemas que enfrentam no dia a dia.

Com o objetivo de aumentar o repertório de atividades nas creches, especialistas em diferentes linguagens artísticas, como música, literatura e artes plásticas, realizaram oficinas nas creches com os educadores e as crianças. As propostas tiradas dessas oficinas e apresentadas nas publicações podem ser uma fonte de inspiração para você, que atua junto a crianças de até quatro anos (e mais velhas também!).

Publicações

Atividades essenciais com crianças de 0 a 4 anos

O caderno ATIVIDADES ESSENCIAIS apresenta oficinas realizadas com educadoras e crianças em creches da Rocinha e Cantagalo, bairros localizados na Zona Sul do Rio de Janeiro, participantes do projeto De Mãos Dadas por uma Creche de Qualidade.

Disponível para leitura online e download aqui. 

Atividades de artes plásticas com crianças de até quatro anos

O caderno ATIVIDADES DE ARTES PLÁSTICAS é fruto de experiências de artes plásticas desenvolvidas com educadoras e crianças em algumas creches da Rocinha. Ele registra o passo a passo, resultados e sugestões de dez atividades de artes plásticas realizadas no projeto De Mãos Dadas por uma Creche de Qualidade com parceria do Instituto Dynamo. Entendemos que as atividades de artes devem possibilitar a expressão livre da criança, bem como a exploração da experimentação de diferentes materiais.

Disponível para leitura online e download aqui. 

Atividades e propostas criativas com crianças de até quatro anos

O caderno ATIVIDADES E PROPOSTAS CRIATIVAS apresenta atividades realizadas com educadoras e crianças nas creches da Rocinha, participantes do projeto Ganhando Autonomia com parceria do instituto Dynamo. Nas propostas apresentadas, você irá encontrar atividades que envolveram diferentes linguagens e desdobramentos. De leitura de literatura infantil à pintura de uma caixa que guardou e descortinou muitas surpresas, crianças e educadoras mergulharam na imaginação, leram, brincaram, cantaram, visitaram a obra de uma artista, criaram a partir de sucatas e diversos outros materiais. Isto demonstra que a escuta atenta aos interesses e curiosidades das crianças e dos adultos pode provocar novas experiências e aprendizados, descobertas e possibilidades que podem tornar o cotidiano da educação infantil mais inspirador, cheio de vida, de alegria, numa intensa e produtiva relação com a cultura, num clima de criatividade e cooperação.

Disponível para leitura online e download aqui. 

Atividades musicais com crianças de até quatro anos

O caderno ATIVIDADES MUSICAIS apresenta atividades de música realizadas com educadoras e crianças nas creches da Rocinha, participantes do projeto Ganhando Autonomia com parceria do Instituto Dynamo. Entendemos que, ao entrarem em contato com a música na creche, as crianças vivenciam a alegria e o prazer que estão associados a todo o processo de aprendizagem, individual ou coletivo. Nas atividades, as crianças cantam, inventam sons, experimentam diferentes ritmos, e até constroem seus próprios instrumentos musicais, brincando e expressando-se livremente. Com isso, as educadoras também aprendem e todos se divertem.

Disponível para leitura online e download aqui.