O Projeto

A exposição à violência tem impactos devastadores para todos, especialmente para as crianças na primeira infância, podendo comprometer o seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo por toda a sua vida. As crianças têm direito de crescer num ambiente saudável e seguro, com relações permeadas pela paz.

Como proteger as crianças numa cidade como o Rio de Janeiro, onde as estatísticas são cada dia mais alarmantes e o reforço diário dos meios de comunicação criam uma narrativa constante da violência? É urgente a abertura de espaços de diálogo e convivência não violenta para a elaboração de soluções coletivas que permitam que as crianças não sejam socializadas num contexto de confronto, por um lado, e de descaso por outro, reproduzindo o ciclo da violência numa espiral da exclusão social. É urgente a construção de outras narrativas, de Narrativas de Paz.

Com base em metodologias desenvolvidas pelo CECIP de manejo de conflitos, o projeto tem como objetivo exercitar a Cultura de Paz com profissionais que atendem as crianças na cidade. O Projeto traz à tona o debate da primeira infância livre de violências na cidade do Rio de Janeiro, contribuindo para implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças pequenas.

Etapas do Narrativas de Paz

Em 2019 iniciamos nossa trajetória no bairro de Santa Teresa, com uma proposta piloto alçando voos por diferentes caminhos e públicos, tendo a primeira infância e a cultura de paz como direção. O relato detalhado da experiência do primeiro ano, construída a muitas mãos com todos os parceiros, equipe e participantes, pode ser lido aqui, na nossa publicação. 

Essa primeira experiência nos trouxe muitas descobertas e aprendizados, que nos ajudaram a pensar a etapa de 2020 a 2022. Nossos parceiros no território, todos fundamentais para a realização das atividades, foram o Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola, o Instituto Trilho e o Instituto Michel Odent. Nessa etapa concentramos as atividades em três grupos: gestantes e puérperas do grupo Mães de Santa, educadores de duas creches do bairro e as equipes de Agentes Comunitários de Saúde do CMS Ernani Agrícola.

Em 2023, as atividades do projeto estão mais focadas na educação formal, nosso objetivo é oferecer uma formação aos profissionais da educação infantil sobre a diversidade e equidade das crianças na primeira infância. Além dessa formação mais direcionada aos profissionais da educação, seguimos com um componente de articulação territorial entre os serviços que atendem as crianças. Outra novidade é que nessa etapa ampliamos a nossa área de atuação, seguimos em Santa Teresa mas teremos atividades em outras regiões da cidade também. Acompanhe as notícias para ficar por dentro dos novos voos da nossa pombinha brincante!

Equipe

EQUIPE CECIP

Diretoria
Presidente Lorenzo Aldé
Vice-Presidente  Cândido Grzybowski
Diretora Tesoureira Eliana Brazil Protasio

Diretoria Executiva
Diretor Executivo  Claudius Ceccon
Diretora Administrativa  Dinah Frotté
Coordenadora de Projetos  Gianne Neves
Coordenadora Pedagógica  Madza Ednir
Coordenador Financeiro  Elcimar Oliveira

Apoio aos Projetos
Administrativo  Marcelo Avance, Néia Oliveira, Sirlene da Silva Alves
Comunicação  Beatriz Cruz e Olívia Lopes

EQUIPE NARRATIVAS DE PAZ

Facilitação
Elisa Brazil
Assistente Social – UFRJ, Mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos – UFRJ, Especialista em Educação Infantil – PUC-RJ, sempre em busca de formação e trocas de conhecimentos, dentre elas: curso de extensão “A criança e a cidade: Participação infantil na construção de políticas públicas” – UFMG; Curso Onã – Infância e Relações Étnico-Raciais; Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos – UFRJ. Contribuo há algum tempo no CECIP, integrando o núcleo de Cultura de PAZ (NEP) e Núcleo de Infância (NIC) como facilitadora de mudanças educacionais, compondo a coordenação compartilhada do projeto Balaio de Livros e prestando assessoria na área de defesa e garantia de direitos. Meus momentos de respiros são quando me conecto com a natureza, de pés descalços. Me juntar com pessoas, suas sabedorias e causos diversos, de olhos e ouvidos atentos às suas leituras de mundo, em luta, ombro a ombro, é o que me move.

Fabrícia do Nascimento
Colaboradora do CECIP, atuando como facilitadora no Projeto Narrativas de Paz. Educadora Popular, licenciada em educação do Campo pela UFRRJ, Especialista em Educação de Jovens e Adultos do IFRJ, Especialista em Educação Tecnológica pelo CEFET/RJ e Mestra em Educação pela UFRRJ/PPGEDUC.

Flavia Fassi Samel
Educadora e Psicóloga – UFRJ com pós-graduação em mediação de conflitos – UERJ. Tenho atuado como facilitadora de grupos na área de cultura de paz desde 2003 incluindo escolas, empresas, igrejas, projetos sociais e o setor público. No CECIP, desde 2010, faço parte em projetos na prevenção da violência contra crianças e adolescentes com foco na promoção da saúde mental e emocional das pessoas.
Sou apaixonada por bicicleta e faço parte do Clube Carioca de Canoagem, quando estou no mar tenho a chance de ver, por um outro ângulo, a cidade e suas montanhas, como tenho aprendido nos grupos que faço parte: preciso de outros olhares para aprender a enxergar o que eu não vejo.

Soraia Melo
Jornalista – Universidade Católica de Santos (2006) e Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – FEBF UERJ(2018). Doula formada pela Fiocruz. Mãe da Dora de 4 anos. Desde 2011, tenho atuado no CECIP e ao longo dos anos em diferentes projetos com temas como: Educação para a Paz, Primeira Infância, Articulações políticas, Comunicação e Advocacy.
Coordenadora da Rede Não Bata, Eduque. Brincante da Cultura Popular Brasileira, fundadora e apito do grupo de Maracatu Baques do Pina.

Comunicação Tatiana Martins
Artista visual – UFRGS, mestre em Museologia – UNIRIO/MAST e especialista em Projetos Digitais – IED/Rio. As experiências profissionais às quais tenho me dedicado desde que cheguei ao Rio de Janeiro, em 2006, se dirigem ao campo da educação formal e não formal, à potencialização da criatividade e à ampliação do repertório no fazer que se relaciona com arte, tecnologia e educação. Desde 2009, tenho atuado em diferentes projetos junto ao CECIP.
Pratico yoga e meditação desde 2007, gosto do que é simples e prefiro estar em meio à natureza. Desde criança, meu prazer é desenhar.

Coordenação Maria Mostafa
Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana – UERJ, colaboro com o CECIP em diferentes projetos desde 2011. Atuei como facilitadora e coordenadora do projeto Jovens e seu Potencial Criativo na Resolução de Conflitos, como coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância (2016/2017), e facilitadora do curso para elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância.
Gosto de brincar com adultos e crianças, gosto de conhecer lugares diferentes, de aprender sobre o mundo e imaginar outras vidas possíveis.