Month: Abril 2021

Sugestão de Leitura da Dora

Seguindo com a série de sugestões que teve início no Dia Nacional do Livro Infantil, a Dora de 2 anos e 8 meses, filha da Sol, facilitadora do projeto Narrativas de Paz, escolheu um livro que a acompanha desde o aniversário de 1 ano e ela sempre pede pra mãe acompanhá-la na leitura das imagens. O livro é o Todos Juntos, da editora Telos, a autora é a Daniela Kulot e a tradução é de Hedi Gnädinger.
Um livro sobre o prazer e a descoberta em conviver com pessoas diferentes, com interesses diversos e a amizade em comum.


Comemorando o Dia Nacional do Livro Infantil

No último domingo, 18 de abril, comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil.
Para o projeto Narrativas de Paz, a literatura contribui com a criação de narrativas de uma convivência que lide com o conflito sem violência, com mais criatividade e alegria.
Vamos compartilhar ao longo da semana indicações de livros que nos acompanham e nos inspiram. Para abrir as indicações contamos com a preciosa participação de uma pedagoga admirada por crianças e colegas de trabalho, Michele Costa, que trabalha na EDI Heloísa Marinho, em Santa Teresa.
Michele indica o livro infantil Obax, escrito e Ilustrado por André Neves, que aborda pluralidade cultural, contos, convivência social, imaginação, África.

Assista o vídeo clicando aqui

Podcast Narrativas

Mamas de Tamanhos Diferentes

Você sabia que algumas mulheres ficam com mamas de tamanhos diferentes ao amamentar?

Este Podcast Narrativas fala sobre amamentação e conta com as convidadas Wivian Ribeiro, designer e mãe participante do grupo Mães de Santa, e Heloísa Lessa, enfermeira obstetra, fundadora do IMO Instituto Michel Odent.

O Narrativas de Paz cria uma série de PODCASTS a partir dos assuntos que surgem no Mães de Santa, um grupo de mulheres gestantes e puérperas moradoras das comunidades do entorno de Santa Teresa. Os áudios trazem falas das participantes do grupo de mães e a colaboração de profissionais de diversas áreas. Fique à vontade para ouvir e compartilhar o conteúdo.

Créditos:
Entrevistas – Flávia Fassi Samel
Apresentação  – Soraia Melo
Criação e montagem – Tatiana Martins

É só clicar aqui para ouvir on-line

Podcast Narrativas

Dúvidas Sobre o Uso do Andador

Por que o andador não é indicado e quais as consequências de seu uso?

Este Podcast Narrativas fala sobre os primeiros passos do bebê, apresentando as consequências do uso de andandor, e conta com as convidadas Ozana da Conceição, mãe participante do grupo Mães de Santa, e Dominique Clakzko, fisioterapeuta em obstetrícia.

O Narrativas de Paz cria uma série de PODCASTS a partir dos assuntos que surgem no grupo Mães de Santa, um grupo de mulheres gestantes e puérperas moradoras do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. Os áudios trazem perguntas das participantes do grupo de mães e a colaboração de profissionais de diversas áreas. Fique à vontade para ouvir e compartilhar o conteúdo.

Créditos:
Entrevistas – Flávia Fassi Samel
Apresentação  – Soraia Melo
Criação e montagem – Tatiana Martins

É só clicar aqui para ouvir on-line

Eu abraço o CMS Ernani Agrícola! 💙 Eu abraço o SUS!

Um viva a todos os profissionais da saúde que fazem o SUS! 💙
Em 2021 o SUS completa 33 anos. Foi com muita luta e determinação que o povo brasileiro conquistou o direito a uma saúde pública integral e universal. É por isso que no dia 21 de março comemoramos o Dia do Orgulho SUS.
E nós, do Narrativas de Paz, nos sentimos muito honrades em fazer parte dessa história por meio da parceria com o CMS Ernani Agrícola, o posto de saúde de Santa Teresa – RJ.
O SUS é seu, lute por ele!


Educar sem violência com a Creche Cantinho Feliz

Esperança, cuidado, partilha, paz, respeito, resiliência, leveza, gratificante e muitas vezes a palavra . Estes foram os desejos de projeção para o mundo da equipe de educadoras e educadores da Creche Cantinho Feliz, durante o mês de março, no encontro de formação com o projeto Narrativas de Paz, que teve como tema Educar sem violência.
Esse encontro de formação foi uma oportunidade de ouvir a equipe que havia acabado de voltar ao trabalho presencial com um espaço de acolhimento e partilha das inseguranças e expectativas sobre a instabilidade deste momento de pandemia, que nos convida a viver e lidar com os conflitos um dia de cada vez.
A próxima oficina Sobre Educar sem violência será feita remotamente em abril com a EDI Heloísa Marinho.