Um encontro cheio de emoção, de doçuras preparadas pelas mães de Santa, com artesanato, oficina de para crianças muay thai e pintura, e uma festa cheia de ritmos brasileiros, cores, flores e muitas saias rodadas com Barbara Vento e Carimbaby, com a participação de Taísa Matos e Aline Castro.
No dia 7 de abril, o Grupo Mães de Santa, em parceria com o projeto Narrativas de Paz, realizou um encontro especial no espaço externo do Casarão dos Prazeres. Mais de 10 expositoras mostraram em barracas produzidas por elas seus bolos, doces de festa, empadas, artesanato em tecido, produtos naturais para a beleza e um brechó com peças femininas e infantis.
A proposta desta ação foi incentivar as mães do grupo em seus negócios, garantir fotos profissionais para a divulgação na página @maesdesanta no Facebook e no Instagram, e lembrar a cada uma e a todo o grupo a potência que têm quando estão juntas, quando trabalham em rede. Para isso, as mães Alice Cissa e Wivian Ribeiro Ferreira criaram um banner com um mapa que mostra onde estão as mães nas comunidades de Santa com seus serviços e contatos.
“Durante a produção foi desafiador conseguir entender e se fazer entender, mas também gratificante, pois no dia do evento, poder contemplar o resultado de todo aquele esforço foi emocionante, contagiante. Quando se faz algo pensando no coletivo dá um gás a mais, um motivo para continuar. O mais emocionante foi ver o brilho nos olhos de cada expositora e o despertar de outras mulheres”, contou Alice Cissa, mãe e uma das organizadoras do evento.
O grupo Mães de Santa foi criado em 2018 numa parceria com o CMS Ernani Agrícola e o Instituto Michel Odent, por meio da enfermeira obstetra Heloísa Lessa e desde 2019 conta com a colaboração do projeto Narrativas de Paz, do CECIP.
Foto: Ricardo Joppert