Nos últimos dois anos, o projeto Narrativas de Paz desenvolveu atividades com o grupo Mães de Santa, formado por gestantes e puérperas do Morro dos Prazeres e de outras comunidades do entorno do bairro Santa Teresa. E hoje, após o encerramento do projeto, elas seguem de forma autônoma com a troca de informações sobre o desenvolvimento na primeira infância e o fortalecimento do grupo como um elemento da rede de apoio.
Alice Cissa Hpito, uma mãe que tem participado ativamente deste movimento trouxe seu depoimento sobre seu momento atual no grupo:
“Eu sempre fui muito apaixonada pela área de marketing, foi uma das formas que me levaram a fazer a faculdade de design gráfico. Então, com o Mães de Santa eu estou podendo botar na prática o que eu aprendo, né? Eu vejo no YouTube, vejo as blogueiras fazendo: que não dá pra postar todos os dias, tem que ver o melhor horário do seu público… E aí, após o evento de finalização do projeto Narrativas com o grupo Mães de Santa, com as fotos maravilhosas que temos agora, podemos impulsionar cada mulher, por meio do nosso perfil no Instagram. Porque ela não é só mãe, sabe? Mas a ideia é mostrar quem é essa mulher, pra ela se redescobrir. E poder dar um foco, dar uma luz pra essas mulheres está sendo muito gratificante, e eu espero abrir portas pra todas elas e com isso também ganhar muito mais conhecimento.
Após a finalização do projeto, nós ficamos sentindo falta de ter o calor físico umas das outras, de nos encontrarmos, e agora em junho, vamos aproveitar que tem festa junina, e no dia 18 ocorrerá o pique-nique da festa junina das Mães de Santa, na praça Odylo Costa Neto, em Santa Teresa, às 14h como uma forma de a gente se reencontrar e também dar boas vindas a novas mamães que entraram no nosso grupo.”
Siga o grupo Mães de Santa no Instagram @maesdesanta e Facebook, e apoie este movimento!

Fotos: Jéssica Leone

Acima, Alice diante do banner criado por ela e a parceira Wivian Ribeiro Ferreira para o evento de finalização do projeto Narrativas de Paz junto ao grupo Mães de Santa.

Abaixo: A alegria de Alice com sua filha, Chloe Agapito , no evento  de finalização do projeto Narrativas de Paz junto ao grupo Mães de Santa. E o banner que apresenta as mães e seus serviços, mapeia os empreendimentos na região de Santa Teresa. Siga o grupo Mães de Santa no Instagram @maesdesanta e apoie este movimento!