Nos dias 13 e 27 de outubro, tivemos a participação do artista visual Ed Cura nas atividades do projeto Narrativas de Paz com os grupos de Agentes Comunitários de Saúde do CMS Ernani Agrícola. As oficinas integraram os encontros com a temática sobre espaços para crianças nos territórios, contando com a fala do artista sobre sua atuação digital com o público jovem das favelas do Rio de Janeiro, seguida de atividade criativa e roda de conversa.
Ed Cura mostrou seu trabalho no Instagram, no qual divulga fotos de espaços urbanos, em especial de favelas cariocas onde inclui personagens de mangá que se relacionam com os temas emergentes em cada território.
O artista, que é frequentador do posto de saúde, se apresentou aos ACS numa conversa muito próxima, de quem conhece e dirige seu trabalho para o mesmo território. Em seguida, todos os participantes se apresentaram desenhando personagens que lhes representam ou que admiram, falando sobre o bairro, os lugares onde moram e os territórios onde atuam. A roda de conversa trouxe muitas reflexões sobre a infância na favela e o valor dos espaços para atividades culturais, artísticas e corporais que ampliam referências com a aprendizagem e o convívio entre os jovens.
No Instagram, em seu perfil Anime DICRIA (周辺アニメ), Ed Cura publica edições semanais do Jornal DICRIA, apresentando notícias sobre saúde, política, economia e cultura geral ao público jovem, por meio de suas criações visuais que inserem personagens de mangá e anime na vida real, relacionando suas características aos contextos abordados. O artista recentemente recebeu o Prêmio Edson Luís, da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) por sua atuação em midiativismo. E entre outros projetos de atuação social, está prestes a realizar o sonho de montar uma biblioteca comunitária com temática de mangá e HQs na comunidade do Fallet, onde mora.