Na última quarta, dia 27 de abril, o projeto Narrativas de Paz encerrou as ações presenciais na Creche Cantinho Feliz com um encontro cheio de emoção e dança. Para conduzir uma interação artística chamada Lavação de Palavras a designer e educadora Luciana Perpétuo de Oliveira convidou a equipe de educadoras e educadores a escolher ou escrever as palavras que, de tanto uso, já perderam os sentidos, ou estão sujas e poderiam ser lavadas, um exercício poético e interativo inspirado no poema Receita para Lavar Palavra Suja, da filósofa Viviane Mosé.
Foram muitos os relatos e depoimentos seguidos de lágrimas e risos, como o da Claudia Cristina Ferreira de Faria, a Claudinha, que é responsável pela alimentação das crianças na creche e escolheu lavar a frase “nadar, nadar e morrer na praia”, pois por muito tempo essa frase limitante foi dita à mãe dela, que com muito esforço e trabalho criou os filhos e uma história para ter muito orgulho.
Para fechar o encontro com música, com braços dados e muita alegria ritmada, a educadora musical e cantora Ana Bispo convidou o grupo para uma roda dançada, para mexer o corpo e um pouco mais das emoções. Lembrou que a música guia nosso fazer, que acolhe e contribui com nossas formas de nos expressar.
O projeto Narrativas de Paz, do CECIP, agradece a parceria de quase três anos com a Cantinho Feliz e o Instituto Trilho.