Cultura de Paz

No último módulo do curso observamos e experimentamos teorias e práticas de educação sem violência, a educação para a Paz, utilizando os nossos sentidos, por meio de recursos como música, poesia, jogos e brincadeiras.
As práticas pedagógicas por uma educação sem violência passam também pela memória que temos da nossa infância, enquanto indivíduos para além da nossa função social como responsável por uma criança, como educador. Ouvimos a experiência do pediatra Daniel Becker, mergulhamos no dicionário de valores do educador português José Pacheco, relacionando à prática pedagógica e ainda conhecemos e refletimos sobre o sistema de garantia de direitos na prevenção de uso da violência no Brasil, por meio da Lei Menino Bernardo (13.010/2014), na parceria com a Rede Não Bata Eduque.
A proposta é que as participantes e os participantes do curso possam vivenciar experiências coletivas e saiam do encontro online com outras referências que colaborem com as práticas pedagógicas em sala de aula, na troca com outras educadoras do ambiente escolar e no apoio às famílias de crianças que frequentam a unidade de ensino.

Bibliografia para aprofundamento

LEU, Lucy. Exercícios de comunicação não violenta: Um guia prático para estudo individual, em grupo ou em sala de aula. São Paulo: Ágora, 2023.

ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa: a terapia pelos olhos do terapeuta. Talento, 2023.

ROSENBERG, Marshall. Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006

____________. Vivendo a comunicação não violenta: Como estabelecer conexões sinceras e resolver conflitos de forma pacífica e eficaz. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.

SANTOS, Elisama. Educação não violenta: como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças. São Paulo: Paz e Terra, 2019.