Educação Antirracista

Neste módulo dialogamos e refletimos com música, poema, literatura infantil, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o texto da Azoilda Loretto da Trindade sobre os Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros na Educação Infantil. O debate e o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira, Indígena e Africana nas instituições de ensinos público e privado inicia no sistema educacional brasileiro no ano 2003 com as Leis: 10.639/2003 e 11.645/2008 que é fruto de muita luta travada pelos movimentos negros organizados sobretudo por mulheres. Debatemos sobre nossas práticas na educação infantil porque entendemos que educação é processo contínuo, dialógico e democrático. Entendemos que Educação Infantil e Educação Antirracista dialoga com direito à vida e ao bem viver dos corpos e mentes das crianças. Nos propomos neste módulo refletir com compromisso e ética sobre as práticas docentes e pedagógicas na e para a Educação Infantil e as Relações Étnico-Raciais em diálogo com as experiências cotidianas.

Bibliografia para aprofundamento

ADCHIE, Chimanda. O Perigo de uma História Única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte  (MG): Letramento, 2018.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

CAMPOS, Carmen Lucia (Org.). História e Cultura dos povos indígenas no Brasil. São Paulo: Barsa Planeta, 2011.

CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do Lar ao Silêncio Escolar: Racismo, Preconceito e Discriminação na Educação Infantil. São Paulo: Contexto, 2000.

GOMES, Nilma Lino. (Orgs.). Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas, estéticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

GOMES, Nilma Lino. SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Experiências Étnico-Culturais para formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MUNDURUKU, Daniel. Coisas de índio. São Paulo: Callis, 2000.

____________. O Caráter educativo do movimento indígena brasileiro. São Paulo: Paulinas, 2012

NUNES, Míghian Danae Ferreira. Cadê as crianças negras que estão aqui?: o racismo (não) comeu. UFAL, Revista Latitude, Vol.10, no 2, pp.383-423, 2016.

RIBEIRO, Djamila. Racismo e anti-racismo na educação: Repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.