Equidade de Gênero

Neste módulo fazemos algumas reflexões sobre práticas docentes e curriculares, promoção da equidade de gênero e primeira infância. A equidade de gênero é um dos fatores que contribuem para a cultura da paz e para a promoção dos direitos humanos. As discussões sobre a equidade de gênero realizadas no contexto da Educação Infantil podem potencializar ações transformadoras, ou seja, práticas cotidianas de valorização e preservação de vidas.
Todas as crianças, têm o direito de atingir seu potencial máximo ao aprender sobre qualquer assunto, praticar qualquer esporte e brincar com qualquer brinquedo. Nas creches, onde a criança passa muitas horas do dia, se torna importante perceber como agimos e falamos, pois as crianças absorvem e reproduzem rapidamente comportamentos que veem e vivenciam no cotidiano. Por exemplo, é importante mostrar para as crianças que elas podem expressar todos os sentimentos, já que não existem emoções “de menina” e “de menino”. Os adultos são observados pelas crianças, com quem aprendem, por exemplo, como é feita a divisão de trabalho em suas casas e na sociedade. Refletimos a partir de alguns materiais críticos sobre a temática da equidade de gênero como: O Guia Antimachismo, Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular-BNCC, literatura infantil, música e sobre nossas práticas cotidianas na creche.