Educação

Pequena África: jovens da Rocinha por dentro da ancestralidade do Rio

Um roteiro que vai muito além do turismo. No dia 11 de abril, 22 estudantes do Ciep Ayrton Senna, que formam a turma do projeto Jovens Repórteres de Bairro (JRB) da Rocinha, realizaram o circuito de herança africana, na região conhecida como “Pequena África”, no centro do Rio, acompanhados por uma guia do Instituto Pretos Novos (IPN) e um professor de história do Ciep.

Juntos, eles percorreram uma rota permeada de aprendizagens, memória e emoções. Lugares marcados pelas atividades de um país escravocrata, e que por muito tempo sacrificou o povo negro nesta mão-de-obra forçada e cruel. Eles visitaram o Cais do Valongo, Largo da Prainha, Pedra do Sal, entre outros espaços públicos da cidade. A partir desse rolê, o grupo produzirá conteúdos digitais. A ideia é que estas peças, feitas a partir do olhar de jovens da Rocinha, sejam mais uma forma de endossar a importância da luta antirracista.

O JRB da Rocinha é um projeto do CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, no âmbito do Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro, com apoio da Fiotec e Fiocruz. Desde novembro, jovens do 1º e 2º ano do Ensino Médio vêm trocando saberes em oficinas de comunicação comunitária com enfoque em saúde integral e comunitária. A ideia é que eles se tornem multiplicadores de informações de qualidade para a comunidade, produzindo conteúdo relevante sobre esses temas.

Back to top