Mudando sua escola e comunidade, Melhorando o mundo

22 de janeiro de 2014

Um jovem comunicador mobiliza muita gente. Se for professor, mobiliza muito mais! Juventude, comunicação e educação foram os pilares do projeto Mudando sua escola e comunidade, Melhorando o mundo (CECIP/BT Unicef).

Durante um ano, 25 adolescentes (15 a 18 anos), que estavam se formando para o magistério, aprenderam técnicas diversas (fotografia, vídeo, web, design, produção de eventos) para expressar seus interesses, tratar de temas de sua escola e mobilizar a comunidade.

Além dos benefícios diretos de sua atuação no projeto, levam consigo esse aprendizado para ensinar seus futuros alunos a utilizar a comunicação como instrumento de cidadania. As atividades aconteceram em 2009 no Colégio Estadual Júlia Kubitschek, de Ensino Médio voltado à formação de professores, no centro do Rio. Os alunos produziram vídeos sobre questões ligadas ao cotidiano escolar, realizaram mostras, produziram eventos culturais e publicaram reportagens na internet. Também foram realizadas oficinas de vídeo com os professores.

Esta cartilha registra e analisa todas as atividades realizadas, os resultados alcançados e a repercussão do projeto junto aos jovens e aos educadores.

Acho que esse projeto vai me ajudar muito em sala de aula, pois nos prepara para sermos professores do futuro. E a tecnologia a que temos acesso hoje vai nos ajudar muito para proporcionar a melhor educação aos nossos futuros alunos. (Letícia Silva Martins, aluna)

Pode parecer distante da realidade de colégio público brasileiro, mas é assim que enxergo: uma forma de repensar a Educação e suas transformações junto a este mundo tecnológico que temos e como nossos futuros professores podem se apropriar deste arsenal produtivo que nos apresenta. (Daniella Almeida, professora e orientadora tecnológica)

Com o projeto eles ficaram mais responsáveis, eles tiveram atitudes, como cidadãos, bem mais participativas, mais humanas, a própria formação mesmo de aprender a lidar com essas tecnologias que vão assim ajudá-los muito no dia-a-dia de professores. (Elizabeth C. Cavalcanti, diretora adjunta)

 

×

Comments are closed.