Vídeos

Um olhar para o futuro – Parte I

O documentário registra e analisa o projeto “Justiça, Educação, Comunidade: parcerias para a cidadania”, implementado em São Caetano do Sul (SP) de 2005 e 2008. Em três anos, o projeto conseguiu gerar práticas e conhecimentos inovadores, consolidando-os em uma proposta de tecnologia social que está sendo aplicada e recriada em outros municípios.

A Justiça Restaurativa é uma nova forma de fazer justiça, onde os envolvidos em conflitos destrutivos chegam de forma autônoma a acordos, reparam os danos que diferentes formas de violência causam a indivíduos e grupos, restauram o tecido social esgarçado ou rompido pelas situações de desrespeito e previnem a violência pelo tratamento de suas causas.

O vídeo traz entrevistas com lideranças do sistema de justiça e educação, lideranças da comunidade, educadores, estudantes participantes do projeto em São Caetano do Sul; depoimentos de participantes de círculos e outras práticas de Justiça Restaurativa. Foi produzido juntamente com a publicação “Justiça Restaurativa e Comunitária em São Caetano do Sul”.

Esta é a primeira parte do vídeo. Clique aqui para ver a Parte 2.

Back to top