O projeto Jovens Repórteres de Bairro (JRB) da Rocinha está concluindo seu primeiro ciclo. Semana passada, o grupo visitou o Canal Saúde, da Fiocruz, para conhecer os bastidores da produção de informação científica deste importante canal de comunicação da Fundação. Antes disso, eles exibiram parte dos seus trabalhos numa mostra durante o evento Café com Letras, no Ciep Ayrton Senna. A turma apresentou o projeto para a comunidade escolar e lideranças da Rocinha.
Uma estação de exposição do JRB foi montada na escola, com laptops e fotos expostas em longos tecidos. Uma cabine para captação de vídeo para coleta de depoimentos também ambientou o local. Estudantes, professores, agentes comunitários de saúde e moradores visitaram o espaço e conversaram sobre a importância da comunidade estar bem informada sobre prevenção a doenças.
A equipe do CECIP vem articulando com professores da escola a continuidade do projeto mesmo após seu término oficial. A ideia é que os estudantes façam uma TV comunitária a partir da experiência que tiveram com o JRB, projeto do CECIP em parceria com a Fiocruz, no âmbito do Plano de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas.
O objetivo é que os jovens repórteres sejam produtores e multiplicadores de informações sobre saúde integral, contribuindo para o combate à desinformação e para a circulação de informação de qualidade na comunidade.