Educação Infantil
Um dos públicos participantes do projeto Narrativas de Paz é formado por educadoras e educadores de Santa Teresa. A parceria com esse público da educação infantil foi iniciada por meio da articulação com o Programa Saúde na Escola, que é um programa intersetorial no território. Assim, estabelecemos uma rotina de atividades com os profissionais do Espaço de Desenvolvimento Infantil Heloísa Marinho e com a Creche e Pré-Escola Cantinho Feliz. As atividades acontecem a cada duas semanas com cada grupo e têm como foco o fortalecimento do vínculo entre os educadoras e as educadores de cada equipe, o estímulo à reflexão sobre a prática e o desenvolvimento de estratégias de autocuidado coletivas para o apoio a esses profissionais que estão em contato direto com as crianças e suas famílias.
Facilitadora de Referência: Soraia Melo
Mudando as narrativas da pandemia
O projeto Narrativas de Paz e o EDI Heloísa Marinho seguem buscando formas de estarem juntos remotamente e mudar as narrativas da pandemia. Com os desafios de não conseguir ter encontros síncronos com a toda a equipe, no mês de julho, educadoras e educador abraçaram a proposta de, durante o conselho de classe, escolherem livros infantis da biblioteca da escola que lhes chamassem a atenção.
Depois de escolhido o livro, cada um da equipe adaptou a fala de um personagem para uma questão do cotidiano na pandemia. Foram falas de crianças, animais e outros personagens que você pode conferir no vídeo da Tatiana que escolheu o livro “Um tanto perdida” e a emocionante história “Sinto que eu sinto” de Lázaro Ramos, adaptado pela Yasmine.