Infância

Urban95 reúne equipes de cidades amigas da Primeira Infância

Vice-prefeitas(os), secretários e equipes técnicas das cidades que formam a Rede Urban5, projeto da Fundação Van Leer (FVL) em parceria com o CECIP, se reuniram no Encontro Urban95 2024, realizado no fim de abril, em Recife (PE). O objetivo foi celebrar as conquistas e consolidar o compromisso com a continuidade de políticas públicas para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores. Em ano eleitoral, a equipe Urban foca no trabalho em rede, com a gestão pública articulada intersetorialmente para desenvolver políticas públicas que perdurem a despeito de mudanças de governo. 

No meio da abertura da Semana do Bebê, em um cortejo ao som do frevo e guardado por bonecos gigantes de Olinda, a comitiva da Rede Urban95 chegou ao Paço do Frevo para a abertura oficial do Encontro, onde foi recepcionada pelo prefeito João Campos, pela vice-prefeita Isabella de Roldão, pelo secretário de educação Fred Amâncio e pela secretária-executiva da primeira infância, Luciana Lima

Claudia Vidigal, representante da FVL no Brasil, também teve uma fala inaugural, parabenizando a presença das lideranças. Ela elencou desafios enfrentados pela primeira infância do Brasil – como a epidemia das telas e a diminuição da cobertura vacinal – e fez uma fala contundente sobre a necessidade de ampliar a implementação dos conceitos Urban95 a outros municípios, respondendo aos desafios enfrentados nos territórios. 

“Queremos abrir essa roda e transformar as cidades que têm políticas consolidadas de primeira infância em referências de boas práticas para outros municípios”.

Em 2024, com gestões municipais se preparando para a transição de governo, as lideranças presentes ao longo dos três dias de evento reafirmaram o compromisso com a agenda da primeira infância. Estiveram em Recife os prefeitos Dalmy Crisóstomo (Alcinópolis/MS), Luziane Solon (Benevides/PA), Arthur Henrique (Boa Vista/RR), Sandro Herrmann (Colinas/RS), José Ailton Brasil (Crato/CE), Luiz Fernando Machado (Jundiaí/SP),Caio Cunha (Mogi das Cruzes/SP), Paula Mascarenhas (Pelotas/RS)e Débora Prado(Jarinu/SP). Também esteve presente o vice-prefeito Élcio Batista (Fortaleza/CE). No primeiro dia do evento, os líderes se reuniram com o prefeito João Campos (Recife/PE) para conversar sobre como os municípios devem encabeçar discussões sobre a primeira infância.

Representantes das cidades percorreram diferentes territórios de Recife para conhecer de perto os equipamentos voltados a bebês, crianças e cuidadores. O primeiro dia de visitas técnicas aconteceu no Complexo do Compaz Miguel Arraes. Eles visitaram o próprio Compaz, o Centro de Referência de Primeira Infância (CRIAR), a bebeteca e os caminhos sensoriais do CMEI Alcides Tedesco Restelli, além da Praça da Infância do Compaz. Dentro do CRIAR, conversaram com a equipe técnica do Mãe Coruja Recife – programa intersetorial que acompanha famílias desde a gestação –, além de conheceram salas de atendimento e espaços de brincar. A outra visita do dia aconteceu na Praça da Encruzilhada, espaço com mobiliários e brinquedos pensados para a primeira infância, e também ao Laboratório Itinerante de Formação da Primeira Infância

No dia 23, líderes comunitários do Buraco da Gata, comunidade periférica de Recife, receberam a comitiva e apresentaram as inovações urbanísticas do programa Mais Vida nos Morros, que incluem pinturas lúdicas, reformas na quadra e nos espaços de brincar. A última visita técnica aconteceu no Compaz Paulo Freire, onde os participantes conheceram as intervenções urbanas do projeto Rota Segura da Infância, que tornaram o entorno do equipamento mais lúdico e seguro, além da bebeteca e outros serviços oferecidos pelo Compaz. 

Na tarde do dia 22, prefeitas(os), vice-prefeitas(os) e equipes técnicas se reuniram no auditório Moinho Recife para um momento de trocas. Divididos em grupos, os participantes dialogaram sobre oportunidades e desafios para consolidar a agenda da primeira infância e como cada pessoa pode dar continuidade à pauta em sua cidade. Ainda que cada município tenha especificidades, os grupos foram unânimes: a maior preocupação é sistematizar os avanços já conquistados e preparar equipes técnicas para o período de transição governamental

O Encontro Urban95 terminou no Compaz Paulo Freire com um anúncio especial: o lançamento da caixa de ferramentas Papai tá Aqui, nova iniciativa do Pé de Infância para incentivar a paternidade ativa. Thamires Pedra Rica, representante da Allma Hub, parceiro técnico da Urban95 responsável pelo projeto, mostrou como funciona a campanha, que será implementada no Recife primeiramente pela equipe da guarda civil municipal, que estava presente e que tem um papel fundamental pelo exemplo e potencial de disseminação de boas práticas de paternidade.

Back to top