Notícias

O CECIP em tempos de Covid19

Às parceiras e aos parceiros do CECIP,

Os números crescentes da pandemia revelam que estamos pagando o altíssimo preço da negligência histórica, especialmente, em relação à população mais pobre. Neste último ano a situação se agravou e direitos adquiridos vêm sendo desmantelados a um ritmo voraz, em nome da nova ordem neoliberal. Da educação ao meio ambiente, da pesquisa científica ao acesso à cultura, em todas as áreas está havendo um retrocesso. Mas, é na saúde que os efeitos se fazem sentir de maneira avassaladora, com a diminuição dos recursos ao Sistema Único de Saúde. Este verdadeiro ataque sufoca essa conquista do povo brasileiro e para colocar em seu lugar planos privados de saúde, fora do alcance das camadas mais pobres. A atual pandemia mostrou que o SUS é essencial para evitar uma tragédia ainda maior.

Nesta emergência, nós do CECIP colocamos nossa organização e nossa experiência à disposição, atuando em benefício das pessoas e das comunidades com quem temos trabalhado nas últimas décadas. Apoiamos iniciativas de grupos do Complexo do Alemão, da Rocinha, do Morro dos Macacos, das Favelas de Santa Marta e dos Prazeres. Em nossas redes sociais, mobilizamos pessoas para contribuir para essas ações, fazendo circular a informação e estabelecendo ligações entre as fontes de ajuda e o atendimento às necessidades mais urgentes.

Atuamos em várias frentes em defesa dos direitos, especialmente, das crianças pequenas e dos adolescentes, na Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e na Rede Não Bata Eduque (RNBE), além da Associação Brasileira de ONGs (ABONG) e redes de apoio ao SUS.

Nossos projetos de educação à distância, visando a elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância e de Mobilidade Urbana e Participação Infantil, estão sendo realizados. Deles participam gestores públicos e tomadores de decisão, que recebem informações relevantes, adaptadas ao momento que estamos vivendo.

Participamos de grupos que discutem o novo mundo que podemos conceber agora, que não será “uma volta ao normal”, mas deverá ser um mundo diferente, construído com propostas claras e acessíveis para que todos possam participar de sua realização.

Na atual crise, para reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus, todas as nossas equipes de projetos, respeitando o distanciamento social, trabalham virtualmente de suas casas. Sugerimos que façam o mesmo.

Equipe do CECIP

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top