Puxando Conversa – PC

Com o projeto Puxando Conversa (1997 e 1998) a TV Maxambomba registrou e divulgou manifestações artísticas e culturais da Baixada, contada por seus compositores, resgatando sambas memoráveis e suas histórias, colocando o foco em seus autores que foram, por muitas vezes, deixados em segundo plano, não sendo conhecidos do grande público.

A TV Maxambomba registrou em nove documentários histórias e canções dos sambistas Romildo, Catoni, Dedé da Portela, Norival Reis, Claudinho Inspiração, Adelsonilton, Edson Show, Sérgio Fonseca, Evandro Lima, Pinga, Jairo Braúlio, Claudinho do Leão, Mário Carabina, Adilson Magrinho, Noca da Portela, Toninho Nascimento, Luiz Grande, Barbeirinho do Jacarezinho, Marcos Diniz e Wilson Moreira.
A cada mês, um documentário era lançado. Após a exibição dos vídeos, formava-se uma grande roda de samba – mediada pela linguagem audiovisual – com a participação do homenageado e seus parceiros. O momento também era gravado e exibido simultaneamente em um telão.

Inicialmente os lançamentos aconteceram em Nova Iguaçu. Em 1998, o evento passou a ser realizado também no Museu da República, no Rio de Janeiro.
Novas edições do projeto Puxando Conversa foram realizadas em parceria com o CEPAV (1999) e Imagem na Ação (2004). Além de valorizar os compositores, construiu um acervo audiovisual de fundamental relevância para compreendermos melhor a riqueza do patrimônio artístico-cultural da Baixada, e sua importante contribuição no cenário nacional.

[wpb_childpages]