Botando a Mão na Mídia – BMM

O projeto Botando a Mão na Mídia (1997 a 2002) se dedicou a formação de alunos e professores, para o uso de diferentes mídias na sala de aula. A sistematização desse projeto está organizada no conjunto de materiais Botando a Mão na Mídia – Um curso teórico-prático para educadores interessados em comunicação.
A equipe da TV Maxambomba já havia realizado experiências no ambiente escolar, como os projetos Vídeo Carta e Vídeo Escola.

No início da década de noventa, o Vídeo Carta promoveu debates entre alunos e professores de diferentes escolas, sobre temas de seu interesse. Cada escola gravava um vídeo abordando suas questões e fazendo perguntas aos colegas de outra escola. Uma vez editados, esses programas eram exibidos e provocavam reflexões e novas perguntas, estimulando um diálogo entre escolas de bairros distantes.

O Vídeo Escola (1997) exibia programas em algumas escolas da Baixada Fluminense, explorando a linguagem do vídeo como forma de abordagem de diversos temas. Propunha também pesquisar elementos para a criação de metodologias de “alfabetização audiovisual” e levantamento de dados para nortear futuros projetos de intervenção de temáticas para adolescentes. Os vídeos geravam um debate e ficavam à disposição das escolas durante um mês, para que os professores trabalhassem com outras turmas, servindo ainda como material de pesquisa.
Esta metodologia permitia a integração da comunidade escolar com a exibição de rua e a avaliação de programas produzidos pela TV Maxambomba e pelo CECIP.

Algumas escolas parceiras da TVM: C.E. Armando Dias, C.E. Almirante Tamandaré e C.E. João XXIII (Japeri), CIEP Nelson Ramos, C.E. Vila Bela e CIEP 364 Nelson Ramos (Mesquita), C.E. Antônio Gonçalves (São João de Meriti), C.E. Presidente Kennedy (Belford Roxo), Instituto de Educação Rangel Pestana e C.E. Arruda Negreiros (Nova Iguaçu), CIEP 341 – Sebastião Pereira Portes (Queimados), Instituto de Educação Carlos Pasquale (Nilópolis), E.M. Alba Canizares do Nascimento (Inhoaíba), C.E. Heitor Lira (Penha),

[wpb_childpages]