Notícias

Primeira Infância como prioridade nas políticas emergenciais em tempos de pandemia

CARD-MATÉRIA (1)A terceira edição do Curso de Elaboração de Planos Municipais pela Primeira infância teve início em março de 2020. Foram mais de 3.000 inscritos e 500 selecionados entre gestores e profissionais que atuam diretamente na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, comprometidos com a primeira infância de 450 cidades brasileiras. 

Assim como nas edições anteriores, o curso foi adaptado às necessidades e interesses dos participantes na elaboração de seus planos municipais. No entanto, com a paralisação do mundo e o avanço da contaminação pelo coronavírus no Brasil, reformulamos nossas propostas a fim de ouvir cada participante, refletir, compartilhar e acolher as diferentes estratégias tomadas em cada território para não apenas impedir o avanço da COVID-19, mas principalmente prever que diante de políticas emergenciais a primeira infância e suas famílias necessitam ser visibilizadas e atendidas com qualidade.

Durante a segunda semana de março, abrimos o fórum “PMPI em tempos de pandemia”. De norte a sul do Brasil, foram relatos de 220 cidades apresentando as estratégias que encontraram para cuidar da população, em especial da primeira infância.

Como um dos primeiros impactos nas famílias foi a suspensão das aulas, este também fez parte dos relatos dos participantes do curso. Em muitos casos, as gestões municipais se mobilizaram em diminuir os danos causados pelas escolas fechadas, já que esse  espaço de aprendizagem também é  um lugar seguro para os responsáveis deixarem suas crianças, onde se alimentam, e muitas vezes lugar de refúgio contra os abusos que sofrem. Servir merenda, levar quentinhas para casa ou distribuir cestas básicas para os alunos matriculados foram ações empreendidas por muitas gestões municipais.

Os serviços socioassistenciais intensificaram seus atendimentos no CRAS, buscando auxiliar as famílias mais vulneráveis, além dos que deixaram de ganhar o seu sustento, pois foram dispensados pelos seus empregadores, bem como ambulantes ou prestadores de outros serviços informais. Na saúde, grandes desafios e com muita diversidade nas cidades maiores ou com menos habitantes. Reorganizar a rede para atender a demanda de uma doença ainda pouco conhecida pela comunidade científica, que está se mostrando devastadora.

SELO-CECIP-EM-CASA

O curso de elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância é também um espaço de trocas de experiências, de articulação em rede: “Acho que ele nos convida a refletir e, porque não dizer inquietar, sobre o como no geral são elaboradas as estratégia de intervenção na realidade, seja em qual época for”, Maria Isabel Mota Oliveira, de Caraúbas/RN.

“Diante desse contexto sabemos que  as crianças , adolescentes e até mesmos as mulheres estão mais vulneráveis, uma vez que estão confinadas em suas residências. Confesso que está muito difícil proteger crianças e adolescente no contexto da pandemia, precisamos de luzes, mas estamos aqui  trabalhando e articulando para fazer da melhor forma possível”, contou a participante de Palmas -TO, Laidylaura Pereira de Araújo.

Para além das narrativas do trabalho realizado, foram relatados também os sentimentos de quem cuida, momentos que com certeza ficarão marcados na vida de todos, o medo, a angústia e a impotência de não conseguir acolher e cuidar de todos. Para a equipe de facilitadoras do curso, em nosso isolamento, também foi difícil ouvir tantos depoimentos, refletir, respirar fundo e enviar palavras de reconhecimento pelo trabalho realizado em cada cidade deste país, bem como acolher com carinho e respeito a todas e todos.

O curso de elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância é realizado pelo CECIP, em parceria com a Rede Nacional Primeira Infância-RNPI, ANDI – Comunicação e Direitos e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS. O projeto tem patrocínio da Petrobras e da Fundação Bernard van Leer.

Inscrições abertas para o segundo semestre do Curso de Elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância. Gratuito e totalmente online até 27/05/2020. Acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYq7wY3I3N4nBU7kRV7V9lhl7mEZv6-cP9tp8zxEsG_xhm6g/viewform

 

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top