As mudanças climáticas são um dos maiores desafios dos tempos atuais. Compreender é o primeiro passo para agir e proteger nosso planeta. O projeto Cuidado Clima!, lançado nas redes sociais em meio à COP30 (https://www.instagram.com/cuidadoclima/), nasce com esses propósitos: informar e mobilizar para que a população saiba como agir diante do colapso ambiental. Trata-se de um convite à criação e ação com material educomunicativo cheio de dados, curiosidades e outras informações sobre o tema.
Fruto de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que vem atuando na integração da saúde nas políticas climáticas, e o CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, organização da sociedade civil com 38 anos de experiência em comunicação e educação freireanas, o projeto estimulará, por meio de vídeos e uma publicação, leituras de mundo críticas e criadoras ao considerar as singularidades dos territórios e das pessoas que os habitam.
Serão 8 vídeos apresentando experiências relacionadas à preservação dos biomas do país, conversas com pesquisadores e ativistas ambientais. A iniciativa conta com uma equipe multidisciplinar, que conta com o diretor-executivo do CECIP, Claudius Ceccon e o cineasta Eduardo Nunes, entre outros.
Claudius, que foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, e tem uma carreira paralela de trabalho na imprensa como chargista editorial, produzirá as ilustrações que irão compor os materiais do projeto. A inspiração para este trabalho é o livro Cuidado Escola, até hoje uma referência para a formação de educadores, com desenhos que fazem refletir sobre os mecanismos ocultos de discriminação e inculcação ideológica do sistema educativo. Desta vez, a missão é que as escolas utilizem os conteúdos para fins pedagógicos voltados para a adaptação e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
“Estamos diante de uma crise sem precedentes, com impactos globais que exigem respostas locais, sensíveis e criativas. Cuidado Clima! aposta na potência das escolas como espaços de transformação, nas unidades de saúde, nas comunidades… todos juntos unindo forças para propagar formas de se adaptar e mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, afirma Luciana Perpétuo, coordenadora do projeto e educomunicadora do CECIP.
A proposta parte da urgência de se repensar a relação entre sociedade e natureza, promovendo uma virada de chave em direção a modelos sustentáveis de vida. Em meio à ameaça de colapso ecológico, o projeto convida educadores, gestores, estudantes, familiares e comunidades a construírem coletivamente experiências significativas que resgatem o senso de pertencimento e de responsabilidade com o planeta.
Orientado por conceitos como biocivilização e cidadania ecológica, o projeto acredita no papel das escolas públicas como espaços de construção e troca de conhecimentos e comprometidos com a reprodução da vida em todas as suas formas.
Ao criar pontes entre diferentes saberes e práticas, o Cuidado Clima! aposta na força do coletivo, na informação e em histórias de vida para inspirar caminhos possíveis para imaginar e construir outros futuros.














































