Notícias

PASC: Rio de Janeiro sedia encontro internacional

Mais de 40 representantes de 12 países da América Latina e Caribe se reuniram na primeira semana de setembro no Rio de Janeiro para a Reunião Anual e encerramento do Programa de Apoio à Sociedade Civil (PASC), financiado pela Save The Children. O evento, realizado no Hotel Windsor em Copacabana, teve como anfitrião a Rede Não Bata, Eduque e o CECIP.

O programa PASC, que se encerra no fim deste mês, por decisões políticas da Suécia, reúne 19 instituições da América Latina e Caribe. O encontro no Rio de Janeiro contou com diversas atividades de participação social, comunicação e articulação para a defesa dos direitos da infância e da juventude. Como anfitrião, o CECIP foi representado pelo seu diretor-executivo, Claudius Ceccon, que abriu o encontro destacando a importância da democracia na luta por direitos.

Ceccon ressaltou a fragilidade dos direitos conquistados, que, segundo ele, “não são permanentes” e “estão sempre em perigo”. O diretor-executivo também mencionou o atual momento político do Brasil, com o julgamento dos envolvidos na tentativa de golpe de estado. “Anistia não é a solução como estão pedindo”, afirmou, lembrando a anistia concedida a torturadores após a ditadura militar no país, que durou 20 anos.

Para Ceccon, o julgamento em andamento é um marco histórico para o Brasil e para a América Latina, pois fortalece a democracia, que ele considera fundamental para o trabalho das organizações. “Quando falamos em infância, estamos falando no futuro e em um futuro de democracia para que todos tenham direitos”, concluiu.

Após a abertura, a metodologia dos três dias de reunião foi pensada para que os participantes que atuam em parceria há muitos anos pudessem avaliar os planos de colaboração de cada uma e também projetar estratégias para seguirem atuando de forma colaborativa na América Latina. A reunião contou ainda com a presença da Diretora Regional da Save The Children, representantes da Suécia e da Comissão interamericana de Direitos Humanos e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

“O convite para ser anfitrião da Reunião Anual do Programa PASC, sobretudo neste momento de encerramento é além de um reconhecimento do trabalho da Rede Não Bata, Eduque na gestão da Secretaria Executiva do CECIP, mas também uma oportunidade de apresentar o trabalho e as articulações que a Rede tem realizado ao longo de 19 anos e segue incessantemente buscando estratégias para não interromper suas ações”, comentou Soraia Melo, coordenadora da Rede Não Bata, Eduque.

Participa!: um dos legados do PASC

Entre as ações realizadas em parceria com todas as sócias está o Participa!. Fruto de uma colaboração entre o CECIP e a Rede Não Bata, Eduque, o Participa! é uma plataforma digital que reúne e sistematiza práticas e experiências de participação de adolescentes, servindo como uma ferramenta valiosa para a promoção da voz e do protagonismo juvenil.

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top