Amanhã, dia 6, o Cine Henfil, exibirá o filme Ainda Estou Aqui em duas sessões abertas ao público, uma às 16h30, (sessão extra, a pedido dos frequentadores), e outra às 19h. Está programada mais uma exibição do longa-metragem no dia 21, às 19h.
Este anúncio é motivo de orgulho para o CECIP, Centro de Criação de Imagem Popular, uma organização que nasceu durante o período de redemocratização do Brasil e responde, desde o ano passado, pela gestão do Cinema Público Henfil. Claudius Ceccon, diretor-executivo do CECIP, foi um dos fundadores do jornal O Pasquim. Ele foi amigo do cartunista e escritor Henrique de Souza Filho, conhecido como Henfil, e de seu irmão Betinho. Juntos, fizeram parte de uma geração que ousou desafiar a repressão por meio do humor, alimentado por uma crítica aguçada.
Claudius é um dos sobreviventes desse período, que o filme, dirigido magistralmente por Walter Salles e interpretado por Fernanda Torres e Selton Mello, tão bem faz reviver.
Para Claudius, os anos de chumbo da Ditadura nunca foram tão bem descritos.
“A emoção que o filme transmite não se limita a quem viveu aquele período, mas atinge as novas gerações que nasceram em plena democracia. Uma democracia em construção, em que há muito por fazer, mas é imperioso que esta memória seja preservada e deixe bem claro que “Ditadura, Nunca Mais!”, defende o diretor, que acrescenta: “exibir o filme Ainda Estou Aqui no Cine Henfil se insere na missão primordial do CECIP, de luta por justiça e democracia”.