O Rocinha pela Vida foi um projeto do Museu Sankofa Memória e História da Rocinha,em parceria com o CECIP, iniciado em 2021, com duração de sete meses. O objetivo foi sensibilizar os moradores para a importância das medidas de prevenção contra a Covid-19, abordando os riscos das fake news e resgatando a memória dos mutirões e lutas históricas por direitos humanos e bem-estar social nos anos 80 e 90.
Informação e comunicação foram pilares dessa iniciativa, que contou com a realização de seis lives mensais com a participação de lideranças comunitárias, representantes de movimentos e organizações com atuação no território e especialistas em Saúde.
Responsável pela Comunicação, o CECIP assessorou o desenvolvimento e a divulgação de materiais informativos, acionando também a imprensa local e externa para dar visibilidade aos temas abordados.
Mensagens sobre a importância de manutenção dos cuidados e dos riscos das bolhas de desinformação e do negacionismo foram propagados pela comunidade. Ao todo, foram 40 banners e 3 mil cartazes divulgados em locais estratégicos da comunidade.
Voluntários da Rocinha ajudaram na circulação desse material e também fizeram um trabalho corpo a corpo com a população para incentivar a vacinação e o comportamento preventivo.
O projeto contou ainda com a distribuição de 300 kits para prevenção da contaminação do vírus SARS-CoV-2, composto por máscaras de tecido, confeccionadas pelas costureiras da Rocinha, e álcool gel 70%.