Em tempos de tecnologia digital, o acesso à cultura e ao conhecimento está cada vez mais amplo. Jovens e professores podem (e devem!) se apropriar das ferramentas disponíveis – câmeras fotográficas, programas de computador, internet – para fazer a diferença na escola onde estudam e no lugar onde vivem.
Em 2010, o CECIP foi reconhecido pelo Ministério da Cultura (MinC) como um Ponto de Cultura. A partir de então, oferece diversas atividades culturais gratuitas para jovens e educadores, com esta metodologia.
A metodologia inclui a realização de oficinas gratuitas que ensinam a gravar, editar e publicar vídeos, utilizando ferramentas simples como máquinas fotográficas digitais, programas de software livre e o celular. Veja o registro dessas atividades aqui.
Ao final de cada curso, os participantes exibem suas produções em espaços culturais da cidade. Os vídeos também são publicados no canal do CECIP no Youtube.
Depois de três anos vivendo essa experiência, o CECIP elaborou uma publicação que tem como objetivo inspirar novas iniciativas, a partir dos aprendizados e desafios vividos no Ponto CECIP.Megapixel.