Notícias

CECIP e Rede Não Bata, Eduque juntos com a ONG Save the Children

Uma visita de representantes da Organização Internacional Save the Children para inaugurar seu primeiro escritório no Brasil movimentou esta última semana. Na última terça-feira, 27, o grupo, composto por mais de 15 pessoas de diferentes nacionalidades (Canadense, Italiana, Chilena, Americana, Britânica), visitou o espaço da Rede Não Bata, Eduque, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, depois de uma manhã conhecendo de perto a realidade de crianças e jovens moradores de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, onde atua a ONG Pamen Cheifa, parceira da Rede.

A tarde foi aberta com uma rodada de apresentações, onde os participantes revelavam nome, o país onde nasceram e vivem, e a brincadeira que mais marcou a infância. A dinâmica mostrou que a brincadeira é uma linguagem infantil universal. Poucas citadas eram específicas de algum lugar e não foram reconhecidas pelos demais participantes.

A segunda parte da programação foi voltada para a apresentação do programa Participa!, conduzido pela coordenadora da Rede e facilitadora do CECIP, Soraia Melo. Depois disso, duas oficinas foram realizadas. Numa sala, os jovens mobilizadores convidaram o grupo para o Jogo Pedras no Caminho da Participação; e em outra apresentaram a cartilha da Lei Menino Bernardo. A etapa seguinte foi produzir colagens que expressassem direitos da criança e do adolescente.

No início da semana, a diretoria do CECIP participou de um workshop promovido pela Save The Children para debater e escutar equipes de projetos financiados pela instituição sobre os novos desafios e como fazê-los para superá-los. Foram dias de aprendizado mútuo e reflexões. Encerramos essa agenda com a certeza de que podemos construir, em parceria com essa ONG de atuação global, ações de ampliação e aprimoramento da defesa e garantia de direitos fundamentais para as nossas infâncias e juventudes brasileiras.

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top