Notícias

Rede Urban95: crise climática e o futuro das cidades

Diante da crise climática que assola o Rio Grande do Sul, a Rede Urban95 expressa solidariedade às famílias afetadas pelas enchentes. Quase 1 milhão de pessoas foram impactadas, incluindo bebês e crianças pequenas que logo no início da vida – quando as experiências nos impactam mais profundamente – perderam familiares, lares, vínculos afetivos e a proteção de suas redes de apoio.

A Urban95, projeto da Fundação van Leer em parceria com o CECIP, abrange cidades como: Colinas (RS), Canoas (RS) e Pelotas (RS), que foram severamente afetadas. Neste momento, as gestões municipais estão focadas em amparar, cuidar, garantir a segurança dessas crianças e apoiar emocionalmente os voluntários e servidores que estão na linha de frente. Para além do Sul, Brasileia (AC), Uruçuca (BA) e Recife (PE) são outras cidades que têm sofrido com o excesso de chuvas e enchentes. 

É crucial que repensemos a lógica urbana que orienta nossas cidades. A reconstrução não deve ser pautada em um planejamento urbano que já se mostrou ultrapassado para prevenir e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Precisamos construir cidades sob uma nova perspectiva, priorizando a resiliência climática e a sustentabilidade. Criar uma nova realidade, onde nossas cidades sejam projetadas de forma mais consciente e responsável.

Investir na prevenção e na preparação das cidades para enfrentar crises climáticas é, acima de tudo, investir em nossas crianças. Cidades que contemplam o futuro do planeta são aquelas que realmente valorizam as infâncias, permitindo que as crianças sonhem e existam plenamente, hoje e sempre. Que este momento de dor se transforme em um ponto de inflexão, levando-nos a construir cidades que realmente acolham e protejam as futuras gerações.

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top