Uma estratégia emergencial foi desenhada para acolher, ouvir e instrumentalizar as gestões municipais de Canoas, Colinas e Pelotas, cidades afetadas pelas enchentes que assolaram a região o Sul do Brasil em maio. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Van Leer, a agência Allma Hub e o Instituto Quatro Estações, especializado em intervenções psicológicas em situações de emergência. O toolkit “Apoio emergencial para cuidadores e crianças” é composto por caixas que estão sendo entregues para abrigos e escolas das cidades, contendo cartazes com medidas protetivas; um guia de conversas corajosas com crianças produzido com o apoio do Instituto 4 estações, o livro “Cartas para Depois da Chuva”, escrito e ilustrado especialmente para as crianças gaúchas que sofrem trauma; baralho de emoções; e um teatrinho das sombras, que cria ambientes lúdicos e imaginativos para as crianças.
A estratégia se complementa com a organização de webinars para gestores, voluntários eeducadores, além de rodas de conversa conduzidas também pelas psicanalistas do Instituto 4 estações. Há também um recurso disponibilizado para os municípios que fomentou a realização de workshops da Pedagogia de Emergência em diversas cidades do Estado.
Em Colinas (RS), o CECIP Centro de Criação de Imagem Popular realizou a Ciranda do dia 26 de junho sobre o tema “Mudanças climáticas e infâncias“, com a participação de Taynara Gomes, integrante do Lab da Cidade e presidente do CAU/PR, que, entre outros assuntos, trouxe exemplos de como cidades amazônicas desenvolveram tecnologias para lidar com as cheias de rios. Colinas planeja elaborar seu Plano Diretor tendo o meio ambiente como eixo central, e organizar um Comitê de Crianças que possa opinar e deliberar sobre esta e outras temáticas urbanas.
As Cidades da Rede Urban95 também se mobilizaram para apoiar as cidades. Caminhões com doações diversas, de livros a alimentos não perecíveis, foram enviados pela Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí para Colinas e Canoas.