Notícias

Primeiríssima Infância é destaque na Semana do Bebê de São Gonçalo

A Semana do Bebê movimenta São Gonçalo pela 4ª vez, reunindo profissionais da Educação, Assistência Social e Saúde, representantes da sociedade civil e lideranças reconhecidas na cidade pela luta em defesa dos direitos da Primeira Infância. O CECIP marcou presença no seminário de abertura ao lado da Rede Não Bata, Eduque (RNBE), do Unicef e organizações locais, como: Fórum D.C.A, CMDCA, Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência Doméstica e Sexual (NEACA) e Movimentos de Mulheres. Com o tema “Os cuidados na Primeiríssima Infância: dando visibilidade ao bebê”, o seminário, realizado na UERJ na sexta-feira (17/5), contou com apresentações que deram um panorama da infância gonçalense e compartilharam informações sobre desenvolvimento infantil, intersetorialidade, entre outras ações importantes para a promoção de direitos das crianças de 0 a 3 anos. 

Antes das autoridades e especialistas iniciarem as discussões, a consultora pedagógica Maria Lúcia Lara (CECIP) interagiu com as crianças presentes no auditório e contou a história do Mico Maneco, de Ana Maria Machado e Claudius Ceccon. O lúdico na sua forma de contar  sempre encanta o público e se transforma num espetáculo à parte, com diversão e alegria. Além de Maria Lúcia, a psicóloga Simone Valadares (CECIP) e Márcia Oliveira (coordenadora da Rede Não Bata, Eduque) participaram da abertura e contribuíram para o debate, agregando experiências ao olhar de integração entre Políticas Públicas que atendam a primeiríssima infância e suas famílias.

“Esta Semana, que já chega a sua quarta edição em nossa cidade, é uma mobilização para o fortalecimento e promoção da visibilidade do bebê. O envolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Secretaria de Educação, da Secretaria de Saúde e dos Conselhos Tutelares, além da participação de  instituições como o CECIP, o UNICEF, o Conselho da Criança Estadual, a Rede Nacional Primeira Infância e a representação da Justiça transformam esse evento num movimento de Esperançar para a primeiríssima infância gonçalense”, afirmou Maria Luzinete Moreira, representante do Fórum DCA e organizadora da Semana. 

Dentre os assuntos levantados por autoridades e especialistas, destacaram-se: a importância dos cuidados com o bebê na primeiríssima infância e da formação para quem vai cuidar dele; a necessidade de dados para a construção de indicadores e políticas públicas; a participação fundamental dos conselhos de direitos para que bebês de famílias em condição de vulnerabilidade social tenham acesso a direitos; e o acompanhamento do PMPI gonçalense, considerado um exemplo de participação democrática. 

Antes do encerramento do seminário, Simone Valadares lembrou que o Plano contou com a escuta das crianças por meio do apoio do CECIP, que possui uma  metodologia para essa finalidade. Ela aproveitou para parafrasear o professor Vital Didonet (Rede Nacional Primeira Infância – RNPI): “quando se escuta as crianças, a gente acerta mais”.

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top