O Cine Henfil, cinema público de Maricá, recebe, de sexta-feira (25/7) a domingo (27/7), a Mostra Grande Otelo com o melhor do cinema nacional. Entre os destaques da programação estão os filmes: Ainda Estou Aqui; Othelo, O Grande; Luiz Melodia – No Coração do Brasil; 3 Obás de Xangô; Milton Bituca Nascimento e O Dia Que Te Conheci e Assexybilidade. A entrada é gratuita.
O CECIP assumiu, em março de 2023, a gestão administrativa do Cine Henfil, equipamento cultural que visa o acesso da população de Maricá à produção cultural cinematográfica prioritariamente nacional. Nas sessões regulares, exibe filmes para o público infantojuvenil e adulto, além de realizar mostras e eventos audiovisuais em parceria com órgãos públicos e organizações da sociedade civil.
Para facilitar o acesso do público, o Cine Henfil conta com um sistema de bilheteria totalmente online e automatizado. Todos os filmes em cartaz estão à disposição através do link: www.cinehenfil.art.br. Para garantir o ingresso gratuito, basta entrar no link, escolher o filme e reservar o assento. É recomendável chegar um pouco antes da sessão começar para validar o ticket.
Localizado na Rua Alferes Gomes, no centro de Maricá, o espaço tem capacidade para 200 pessoas, incluindo assentos acessíveis, e conta com equipamentos cinematográficos de última geração.
Confira a programação:
Dia 25/07 (sexta-feira)
19h – Ainda Estou Aqui:
Ainda Estou Aqui é uma adaptação cinematográfica do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que narra a emocionante trajetória de sua mãe, Eunice Paiva, durante a ditadura militar no Brasil. Ambientada em 1970, a história retrata como a vida de uma mulher casada com um importante político muda drasticamente após o desaparecimento dele, capturado pelo regime militar. O filme explora não apenas o drama pessoal de Eunice, mas também o impacto do regime militar na vida de milhares de famílias brasileiras, destacando o papel das mulheres na resistência. Com uma narrativa profunda e sensível, Ainda Estou Aqui traz à tona questões de perda, coragem e resiliência, enquanto revisita um dos períodos mais sombrios da história do Brasil. A obra é um tributo à força de Eunice Paiva.
Classificação: 14 anos
Dia 26/07 (sábado)
15h – Othelo, O Grande:
Longa-metragem documental dirigido por Lucas H. Rossi e produzido por Ailton Franco conta a história do ator e comediante Sebastião Bernandes de Souza Prata, mais conhecido como Grande Otelo.
Classificação: Livre
17h – Luiz Melodia – No Coração do Brasil
Luiz Melodia – No Coração do Brasil é um documentário que busca celebrar a vida e obra do cantor e compositor brasileiro Luiz Melodia.
Classificação: Livre
19h – 3 Obás de Xangô:
Os 3 Obás de Xangô, do diretor Sergio Machado, é um documentário que aborda a icônica amizade incrível entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé. Essa obra tem a pretensão de levar para dentro desse universo mágico e mostrar como a união desses três gênios ajudou a construir a identidade da Bahia como é conhecida hoje em dia.
Classificação: Livre
Dia 27/07 (domingo)
15h – Milton Bituca Nascimento:
O documentário acompanha a emocionante turnê de despedida de uma das maiores lendas vivas da música brasileira, o Milton Nascimento. As cenas envolvem o público e mostram a conexão presente entre os espectadores e o artista.
Classificação: Livre














































