Nos três primeiros meses do ano a equipe do Projeto Criança Pequena em Foco iniciou a apresentação do projeto para diversos atores – escolas, projetos sociais e comunitários e do poder público – do Complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Essa ação, “Criança em Foco no Trânsito”, busca sugerir um modelo de intervenção que influencie políticas públicas, incluindo a participação infantil e comunitária. Para isso, desejamos envolver em sua construção instituições e cidadãos (pequenos e grandes) interessados no tema, para que o projeto possa ser implementado de forma participativa em Manguinhos.
Após este primeiro momento de articulação local do projeto, iniciamos as oficinas no espaço infantil da Biblioteca Parque. O equipamento cultural, frequentado por jovens e muitas crianças, é visto por elas como um dos únicos espaços de lazer da comunidade.
As oficinas, que acontecem no mês de abril, buscam discutir a relação das crianças com a comunidade de Manguinhos, com um recorte para circulação e trânsito, a partir do ponto de vista delas. A escuta dos pequenos se dará através de atividades lúdicas, como rodas de conversa e jogos em grupo.
No primeiro dia da atividade, 7 de abril, os pequenos que frequentam o espaço conversaram sobre participação infantil discutindo, através de um jogo de quebra cabeça, sobre em quais lugares eles são ouvidos, ajudam a decidir, a transformar. Casa e escola foram apontados pelas crianças como locais onde elas mais participam. Elas também falaram sobre o desejo de mais espaços para brincar. “Queria que tivesse brinquedo em todas as ruas daqui, um parque de diversões.”, disse Nicole, de 9 anos.