Os jovens das 25 escolas parceiras do projeto Jovens e seu Potencial Criativo na Resolução de Conflitos têm um motivo a mais para ficarem animados em abril. Todas as escolas acompanhadas pelas facilitadoras de circulos restaurativos participam de oficinas com profissionais especializados em jogos cooperativos que levam para cada escola dinâmicas criativas, que valorizam a integração e a brincadeira, aspectos fundamentais para a cultura de paz.
“Nós reproduzimos, quando adultos, o que aprendemos na infância, o que experimentamos na escola. Acredito que se ao invés de jogos competitivos que ensinam a ganhar e perder tivermos jogos cooperativos o aprendizado será outro, de que podemos ganhar juntos, ao invés de ganhar sozinho e ver o outro perder”, contou Fabio Marinho, um dos responsáveis por coordenar as oficinas de jogos cooperativos nas escolas.
Os jogos cooperativos representam mais uma ação do projeto envolvendo a cultura de paz e a expressão artística. Em 2014, foram realizadas oficinas de stencil e produção de vídeos com câmeras fotográficas.
Acreditamos, hoje, na arte como um caminho de diálogo e instrumento fundamental de expressão capaz de contribuir com a promoção de uma Cultura de Paz nas escolas, para que, no futuro, haja efetivamente políticas públicas apropriadas, que proponham ações efetivas para se estabelecer novas estruturas para se lidar com a questão da violência presente em nossa sociedade.
O projeto Jovens e seu Potencial Criativo na Resolução de Conflitos é uma realização do CECIP, com patrocínio da Petrobras.