Nesta última semana, 13 estudantes que fazem parte do projeto “Jovens Repórteres de Bairro da Rocinha” participaram de uma programação especial na @casadacienciadaufrj , em Botafogo, Zona Sul do Rio. O roteiro de turismo e divulgação científica “Caminhos da Loucura: a história da psiquiatria no Brasil” foi escolhido de acordo com o tema da saúde mental, eleito por eles como um dos eixos de abordagem do projeto.
A rota é uma parceria da UNIRIO com a UFRJ e tem a proposta de apresentar as áreas que compuseram o antigo hospício de Pedro II, primeiro hospital psiquiátrico do Brasil. A programação terminou com uma visita à exposição interativa “Se liga, são elas na Física”, em cartaz na Casa da Ciência e mediada por alunos de diferentes cursos da UFRJ.
Depois dessa atividade, os jovens repórteres vão participar de oficinas de divulgação científica em mídias sociais e de edição de vídeo, e produzirão materiais informativos e peças de comunicação.
O “Jovens Repórteres de Bairro da Rocinha” é um projeto do CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, no âmbito do Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro, com apoio da Fiotec e Fiocruz. A inspiração vem do “Repórter de Bairro”, da TV Maxambomba, que formou comunicadores na Baixada, pautando temas sociais nas entrevistas com os moradores nos anos 80. Desta vez, a Rocinha está sendo palco das atividades com o intuito de promover o acesso a direitos fundamentais, como o direito à saúde.