Notícias

Vem aí a 3ª edição do Projeto Narrativas de Paz

Na sua terceira edição, o projeto Narrativas de Paz tem como objetivo oferecer formação a profissionais da educação infantil sobre a diversidade e equidade das crianças na primeira infância, a partir dos temas de atuação: cultura de paz, educação antirracista e diversidade de gênero. Uma proposta para a educação na gestão de conflitos de forma solidária e coletiva, com alternativas ao contexto social em que se educam crianças e famílias na prevenção de violências. Oportunidade para abrir um espaço de trocas e aprendizados coletivos, escutar e aprender com as experiências de todas e todos.

Para quem não conhece, a trajetória do Narrativas começa em Santa Teresa, com uma proposta piloto alçando voos por diferentes caminhos e públicos, tendo a Primeira Infância e a Cultura de Paz como direção. O relato detalhado da experiência do primeiro ano, construída a muitas mãos com todos os parceiros, equipe e participantes nessa publicação.

Essa primeira experiência nos trouxe muitas descobertas e aprendizados que ajudaram a pensar a nova etapa, até agosto de 2022. Em 2020, as atividades foram reinventadas para a adaptação ao contexto de pandemia do COVID-19. A partir da escuta de cada grupo e dos objetivos do projeto, a equipe se dedicou ao acolhimento e fortalecimento dos grupos como redes de apoio, e novos temas foram incluídos em resposta a situações emergenciais desencadeadas pela pandemia – como por exemplo, geração de renda do coletivo das mães.

Para conhecer um pouco mais sobre esse trabalho, acesse a publicação digital “Outras Narrativas para a Primeira Infância” e  assista ao vídeo “Narrativas de Paz: Experiências de Primeira Infância e Cultura de Paz” que apresentam as narrativas e histórias de quem participou do projeto entre 2020 e 2022. E visite o website do projeto.

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top